PROPOSTA INDECENTE LEVARÁ BANCÁRIOS À GREVE

noticia_1.jpg

Horas da Vida

A fenaban não só frustrou, como agiu de forma desrespeitosa com os bancários, ao apresentar uma proposta para a categoria, com um reajuste de 5,5% no salário, também na PLR e nos auxílios refeição, alimentação, creche e abono de R$ 2.500,00, durante a rodada de negociação desta sexta-feira (25 de setembro), em São Paulo.

LUTA CONTRA PROGRESSIVIDADE NA FÓRMULA 85/95

Aluta dos trabalhadores por aposentadorias dignas terá um novo embate em outubro, quando a Câmara dos Deputados deve apreciar a Medida Provisória 676, que estabelece a fórmula 85/95 (idade mais tempo de contribuição) para requisição de aposentadorias, com progressividade de pontos de 2017 a 2022 até a fórmula 90/95, em função do aumento da expectativa de vida de população no

Decisão do STF contra financiamento de empresas a campanhas é irreversível

noticia_2.jpg

Carta Maior

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que no dia 17 de setembro julgou inconstitucional a doação de empresas a campanhas eleitorais, é um passo importante na batalha contra o financiamento empresarial a partidos políticos e candidatos, uma bandeira de luta antiga dos movimentos sindical e social, que há muito vêm se mobilizando por uma reforma política que aperfeiçoe

EM TRÊS ANOS, TARIFA BANCÁRIA SUBIU NOVE VEZES MAIS QUE A INFLAÇÃO

As tarifas cobradas pelos oito maiores bancos do país nos últimos três anos cresceu até 169%, percentual 8,6 vezes superior à inflação para o mesmo período, mostra a associação de consumidores Proteste.

 

Aproposta apresentada pela Fenaban, de 5,5% de reajuste mais R$ 2.500 de abono, não incorporado ao salário, significa perda real de 4% para os salários e demais verbas da categoria, já que a inflação acumulou 9,88% (INPC). Uma conta simples mostra 

que os bancos estão querendo impor retrocesso aos trabalhadores. Nos últimos dois anos, os bancários garantiram, na luta, aumento real de 1,82% e 2,02%, o que resultou num ganho acumulado de 3,88%. Ou seja, a proposta da Fenaban, na prática, mais do que anula os ganhos conquistados pela categoria em 2013 e 2014. Se essa proposta fosse aplicada, o saldo final de 2013, 2014 e 2015 seria de perda real de 0,26% para os bancários.

Na assembleia realizada no 23 de setembro, foram eleitos três bancários sindicalizados para a composição da Comissão Eleitoral, sendo: Eugênio de Melo Ribeiro, Geraldo Augusto da Silveira e José Eustáquio Botelho e posteriormente a diretoria do Sindicato indicou os dois nomes restante, sendo o diretor Gilberto Caixeta e Lara Mattos.

Integrantes da Diretoria de RH do Bradesco afirma-ram que o processo de incorporação do HSBC não vai causar fechamento de agên-cias. Também anunciaram que haverá um programa de reposição dos funcionários das áreas administrativas que serão encerradas. As garantias foram dadas na reunião com dirigentes sindicais na Contraf-CUT, que ocorreu dia 18 de setembro.

Em apoio ao OUTUBRO ROSA – mês de luta contra o câncer de mama - o Centro Viva Vida, da  Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, em parceria com o Senac e a Asapac (Associação de Apoio à Pessoa com Câncer) oferecerá, no dia 19 de outubro às 15:00h, um café da tarde para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos que forem ao Centro Viva Vida para realizarem suas mamografias. Aquelas que comparecerem poderão esclarecer suas dúvidas sobre o Câncer de Mama em um bate papo com o mastologista Dr. Flavio Rocha Gil.  E para lembrar às mulheres “como é bom se cuidar” o Centro Viva Vida estará sorteando vários brindes como massagens, escova, corte de cabelo, entre outros.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie