Em defesa dos Bancos Públicos

O Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região, realizou no dia 09/11, na Câmara Municipal de Patos, um ato em defesa das empresas públicas, com foco especial para o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Debate sobre Reforma Trabalhista

2.jpg

SEEBPMR / Sisemar

No dia 01/11 foi realizado, na sede do Sindicato, um importante debate sobre a “Reforma Trabalhista”. A presidenta da CUT/MG Beatriz Cerqueira e Frederico Melo, técnico do Dieese foram os convidados para este importante tema.

85% dos brasileiros são contra a reforma da Previdência

Levantamento do Vox Populi a pedido da CUT mostrou ainda que, com a reforma, 71% acham que não conseguirão se aposentar.

Assembleia Geral Extraordinária

..

A diretoria do Sindicato percorreu todas as agências bancárias de Patos e montou posto na agência 142, da Caixa, para recolher assinaturas em apoio a Projeto de Lei de Iniciativa Popular visando a revogação da Lei 13.456/2017, que entrou em vigor no último dia 11 e  que acaba com uma série de garantias e direitos  da classe trabalhadora.  

A mesa de negociação permanente com a Caixa, realizada nos dias 8 e 9, escancarou de uma vez por todas os ataques que a direção do banco planeja, e já vem colocando em prática, contra os seus empregados. Em meio a sua tentativa de capitalizar a Caixa por meio de mudanças na forma de custeio do Saúde Caixa, os representantes do banco negaran garantia de emprego aos bancários, recusaram a assinatura do termo de compromisso que resguarda direitos frente à reforma trabalhista e, para piorar, foi revogado normativo (RH 151) que assegurava incorporação de função aos empregados descomissionados após pelo menos 10 anos no exercício do cargo. 

Nesta semana, o jurídico do Sindicato dos Bancários ingressou com vários ações coletivas para os bancários sindicalizados. Para os funcionários do Banco do Brasil foram interpostas as ações dos anuênios, da natureza salarial do tiquete refeição, da 7ª e 8ª horas extras para os funcionários de 8 horas. Para os funcionários da Caixa a ação refere-se à verba “Quebra de Caixa“. 

Dirigentes sindicais de toda a América Latina estiveram reunidos em Montevidéu (Uruguai), nos dias 14 e 15, para a IV Reunião da Aliança Latino-americana em Defesa dos Bancos Públicos. No encontro, as campanhas em defesa da Caixa 100% Pública e dos demais bancos públicos brasileiros – que sofrem um desmonte com intenções privatistas por parte do governo Temer –, ganharam envergadura internacional, sendo endossadas pelas entidades sindicais bancárias que integram a UNI Américas Finanças.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie