Banqueiros dizem não ao emprego!

materia_1.jpg

Campanha Nacional dos Bancários 2015

Apauta geral da categoria é debatida na mesa de negociação com a FENABAN, a federação dos bancos, e se refere à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), documento que reúne os direitos de todos os bancários do país, sem exceções.

Há 32 anos nascia a Central Única dos Trabalhadores (CUT)

materia_4.jpg

Acervo CUT

No dia 28 de agosto de 2015, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) completou 32 anos. Fundada em meio à efervescência da luta por democracia, a entidade foi protagonista na queda da ditadura militar, com milhares de trabalhadores organizados indo às ruas contra o governo.

Processo eleitoral 2015

Em cumprimento aos prazos previstos no Estatuto Social, o Sindicato dá início ao processo eleitoral de renovação da diretoria da entidade, para o triênio 2016/2018.

Negociação na Cassi aponta algumas soluções de caráter emergencial

materia2.jpg

Jailton Garcia

Em negociação com o Banco do Brasil no dia 04 de setembro em São Paulo as entidades de representação dos funcionários da ativa e aposentados voltaram a discutir propostas de caráter emergencial que possam ter impacto no fechamento das contas da Cassi em 2015.

O comando Nacional dos Bancários deu o recado claro na primeira rodada de negociação com os bancos, que aconteceu dia 19 de agosto: Emprego é prioridade. Esse setor que lucra tanto não pode cortar postos de trabalho para ganhar ainda mais, prejudicando a categoria e sociedade. Infelizmente os banqueiros trataram nossas reivindicações com descaso.

A primeira negociação, que ocorreu no dia 24 de agosto, foi marcada por respostas evasivas da instituição, sobre os temas emprego, condições de trabalho e saúde. Os dirigentes sindicais exigem mais contratações, melhores condições de trabalho, saúde e reclassificação das faltas de quem fez greve – no período de 2005 a 2014.

Na primeira rodada de negociação da pauta específica de reivindicações da Caixa que ocorreu no dia 27 de agosto, a Comissão Executiva dos Empregados do banco (CEE) voltou a reivindicar o fim da Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) e suas metas cobradas de forma individual. A instituição, por sua vez, não se mostrou disposta a alterar o programa. Pelo contrário, reforçou que será estendido a todos os empregados até 2016.

Por 277 votos a favor e 77 contra, deputados aprovaram no dia 03 de setembro a Medida Provisória 675/15, que eleva a alíquota da Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL) de instituições financeiras de 15% para 20%. A nova alíquota será aplicada a bancos, seguradoras e administradoras de cartões de crédito, enquanto as cooperativas de crédito terão aumento de 17%. A votação foi marcada por divergências entre a oposição e a base aliada.

Com unidade e renovação na diretoria executiva, trabalhadoras e trabalhadores mineiros encerraram o 12º Congresso Estadual da CUT/MG, no dia 30 de agosto, em Belo Horizonte. Durante o evento, os participantes discutiram a conjuntura política e econômica e aprovaram um Plano de Lutas. 

A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas dia 28 de agosto no Diário Oficial da União, o país tinha, em 1° de julho, 204.450.649 habitantes. No ano passado, a população estimada era 202.768.562.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie