LUTA CONTRA PROGRESSIVIDADE NA FÓRMULA 85/95

29/09/2015 - 16:45

LUTA CONTRA PROGRESSIVIDADE NA FÓRMULA 85/95

Aluta dos trabalhadores por aposentadorias dignas terá um novo embate em outubro, quando a Câmara dos Deputados deve apreciar a Medida Provisória 676, que estabelece a fórmula 85/95 (idade mais tempo de contribuição) para requisição de aposentadorias, com progressividade de pontos de 2017 a 2022 até a fórmula 90/95, em função do aumento da expectativa de vida de população no país.

O Congresso manteve, no dia 22 de setembro, os 26 de 32 vetos da presidenta Dilma Rousseff, entre os quais o que acabava com o fator previdenciário, que reduz em até 40% o valor do benefício de quem pede aposentadoria antes da idade mínima de 60 anos para a mulher e 65 anos para o homem, e também criava a fórmula 85/95 com progressividade.

A proposta da CUT é pela fórmula 85/95 pura, sem progressividade, e pelo fim do fator previdenciário, que foi criado no governo FHC. Segundo o secretário-adjunto de organização e política sindical da CUT, Valeir Ertle, o tema será discutido em profundidade, na busca de uma solução definitiva, no Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social, criado em maio deste ano. "Ali vamos ver os números e a necessidade real de progressividade ou não", afirma o secretário-adjunto. 

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie