Uma história de democracia e luta em defesa da classe trabalhadora

31/01/2020 - 17:45

Uma história de democracia e luta em defesa da classe trabalhadora

O Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região completa, neste dia 31 de janeiro, trinta anos de existência. Foi criado para defender e representar legalmente a categoria profissional. Também visa a melhoria das condições de vida e trabalho dos bancários, a independência e autonomia da representação sindical, bem como, a manutenção e defesa das instituições democráticas brasileiras.

A história do SEEB Patos de Minas e Região começou a ser escrita quando um grupo de bancários aceitou o desafio, proposto por eles mesmos, de fundar um sindicato da categoria nesse município.

Antes, os bancários. para resolverem problemas nos locais de trabalho ou demandas trabalhistas, tinham que recorrer ao sindicato da categoria localizado em Uberlândia ou em Belo Horizonte. Sem uma representação no município, além da longa distância, os bancários não tinham suas expectativas correspondidas o que, dentre outras circunstâncias fortuitas, fez com que a ideia de fundar uma nova entidade se transformasse em realidade.

Assim, em 31 de Janeiro de 1989, o SEEB Patos de Minas e Região foi criado oficialmente, tendo como primeiro presidente o Sr. Adilson Antônio de Sousa que contou com apoio das lideranças sindicais de Brasília, Belo Horizonte e Patos de Minas.

‘‘Desde então o Sindicato cresceu bastante, seja em estrutura física e patrimonial, e também em representatividade pois temos um índice de sindicalização acima de 70% e na última eleição, ocorrida em novembro, nossa chapa obteve um índice de aprovação de 99,13%’’ informa Ivan Gomes, Secretário Geral do Sindicato.

‘‘O Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região, desde sua fundação, sempre deu mostra de sua capacidade de luta pelos direitos e conquistas da categoria bancária e do conjunto dos trabalhadores e eu acredito que assim continuará’’ complementa Ivan Gomes.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie