Sindicato completa 25 anos

18/02/2014 - 14:45

Sindicato completa 25 anos

Em 31 de Janeiro de 1989, há 25 anos atrás, um grupo de bancários abnegados, dentre eles destacamos Adilson Antonio de Sousa, ex-funcionário do Banco do Brasil, decidiu fundar o Sindicato dos Bancários de Patos de Minas.

Antes, o bancário, para denunciar ou mesmo resolver problemas relacionados ao contrato de trabalho nos bancos, tinha que recorrer aos sindicatos da categoria localizados em Uberlândia ou em Belo Horizonte. Além da distância, esse não tinha suas expectativas correspondidas o que, dentre outras necessidades, fez com que a ideia de fundar a nova entidade se transformasse em realidade.

Inicialmente, o Sindicato funcionou em espaços improvisados e salas alugadas. As primeiras reuniões e assembleias foram realizadas no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Patos de Minas.

Em 1992, o Sindicato, com 3 anos de atuação, já era uma referência tanto para a categoria bancária quanto para os trabalhadores e a sociedade patense em geral. E, para facilitar não somente o trabalho sindical, mas também, a ida dos bancários em reuniões e assembleias, em julho desse mesmo ano, o sindicato estabeleceu sua sede na Rua Juca Mandu, 147, Centro. Esse imóvel, posteriormente, em 1994, foi adquirido pela entidade e, até os dias de hoje, a sede do sindicato permanece nesse endereço.

O Sindicato ampliou sua área de atuação para mais 17 municípios, atendendo o pleito dos bancários lotados nessas cidades.

Foram inúmeras conquistas, sejam patrimoniais ou políticas, enaltecendo o peso de nossa entidade no cenário estadual e nacional. O Sindicato é filiado à Fetraf/MG, à Contraf e também à CUT.

"É importante relembrar o papel histórico dos companheiros(as) que fundaram e administraram o Sindicato, e também parabenizar a todos os bancários (as) sindicalizados que a cada dia fortalecem ainda mais nossa entidade" afirmou Ivan Gomes Caetano, presidente do Sindicato. 

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie