Santander Constrange funcionários ao pedir doações

02/01/2020 - 13:00

Santander Constrange funcionários ao pedir doações

O banco Santander lançou a campanha “Sonhos que Transformam”, para que seus funcionários façam doações para instituições beneficentes escolhidas pelos próprios funcionários. As doações são de 1% da remuneração variável, incluindo o programa de Participação dos Lucros e Resultados (PLR) dos trabalhadores, que será creditada em fevereiro de 2020.

Os valores serão descontados diretamente da remuneração que o funcionário tem a receber. O problema é que, quem não quiser doar precisa entrar no site disponibilizado pelo banco e marcar a opção “não”.

“É uma ideia bacana você doar 1% da sua remuneração variável para uma entidade que você escolhe. Mas, precisa ser uma decisão espontânea. Nesse caso, o trabalhador está sendo coagido a doar”, criticou o secretário da Assuntos Socioeconômicos e representante da Confede-ração Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) nas negociações com o banco, Mario Raia. “Na doação a pessoa tem que dizer ‘eu quero doar’.

Da forma implementada pelo banco, o trabalhador

é obrigado a entrar no site e dizer se quer ou não doar. Isso é um constrangimento, é uma coação”, finalizou o dirigente da Contraf-CUT.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie