Resumo das mesas temáticas

09/04/2013 - 15:30

Resumo das mesas temáticas

A realização trimestral de negociações em mesas temáticas, neste ano, iniciaram-se entre os dias 25 e 28 de março.

A Contraf-CUT, federações e sindicatos discutiram as pautas com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e obtiveram alguns resultados. Confira abaixo o resumo dessas negociações e, a íntegra, acesse pelo site: Mesas Temáticas

Segurança Bancária

A Fenaban apresentou um aumento de 19,24% na estatística semestral de roubos a bancos que, em 2012, registrou 440 ocorrências, sem incluir os ataques a caixas eletrônicos.

Sobre o projeto piloto de segurança bancária, a ser testado em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes,  a Fenaban respondeu que, por enquanto, não existe prazo para sua implantação.

Ascensão e Comissionamento

Esteve em foco o novo plano de funções do Banco do Brasil (BB). Com as fortes mobilizações da campanha nacional, iniciada no dia 20 de março, o BB foi forçado a marcar uma negociação, que ocorreu no dia 09, em Brasília. Veja o resultado em: Negociação - Novo plano de Funções

Terceirização

A internalização do call center foi o ponto central da negociação. Mesmo assim, não foram apresentadas informações precisas sobre o projeto e a Fenaban ficou de trazer uma resposta na próxima reunião.

Igualdade de Oportunidades

Com relação ao 2º Censo da Diversidade, conquista da Campanha Nacional 2012, o movimento sindical participará de todo o processo de construção e divulgação dos resultados. As atividades se iniciarão ainda neste semestre e sua aplicação se dará em março de 2014.

Já referente as melhorias nas condições de trabalho das Pessoas com Deficiência (PCDs) os dirigentes reivindicaram: mais contratações; adaptação do ambiente de trabalho; participação dos representantes dos PCDs na elaboração e implementação dos programas de qualificação e capacitação; garantia do abono de faltas, e o subsídio para compra de componentes artificiais e dispositivos externos.

Saúde do Trabalhador

Ficou decido que o debate sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve ser aprofundado nas próximas reuniões.

Sobre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), o movimento sindical reivindicou que os bancos disponibilizem, com antecedência mínima de 30 dias, informações sobre a realização, local, data e tema que será abordado.

Outras demandas não puderam ser discutidas diante da negativa da federação em negociá-las.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie