Rapidinha: Idec constata venda casada nos bancos

12/09/2014 - 15:45

Rapidinha: Idec constata venda casada nos bancos

vb6216_1.jpg

Reprodução
Venda casada nos bancos

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) realizou um teste com os seis maiores bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander) entre 27 de junho e 11 de julho, constatando assim que essas instituições incluem seguros em contratos de empréstimo pessoal, sem autorização do consumidor.

A prática, conhecida como venda casada, é proibida por lei  (8.137/90), além de se tratar de um custo desnecessário imposto ao cliente.

Para identificar o descumprimento da lei, os pesquisadores do Idec pediram um empréstimo no valor de R$300,00, dividido em seis parcelas e, além de verificar o acréscimo não solicitado do seguro, os bancos não forneceram o contrato mediante fechamento do negócio.

Os bancos negam que realizam a venda casada, ainda que em alguns casos, os valores sejam notórios, como no Santander, onde a cobrança do seguro embutido foi de R$27,00.

Esse cenário é reflexo da política de metas abusivas impostas aos bancários que deve ser duramente combatido, através da mobilização e das negociações da Campanha Nacional 2014.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie