Presidente Lula se compromete com a pauta dos trabalhadores

12/12/2022 - 09:30

Presidente Lula se compromete com a pauta dos trabalhadores

No dia 1º de Dezembro, representantes das centrais sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, Pública, Intersindical – Central da Classe Trabalhadora) e de sindicatos se reuniram no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que se comprometeu com a Pauta dos Trabalhadores.  

Representando a categoria bancária, estiveram presentes no encontro a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira e a presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Ivone Silva.

    A Pauta dos Trabalhadores reivindica, entre outros pontos, uma política de recomposição do salário mínimo e a revogação de pontos nocivos da reforma trabalhista como, por exemplo, o contrato de trabalho intermitente e acordos individuais entre patrões e empregados, sem a participação dos sindicatos.

De acordo com o presidente da CUT, Sergio Nobre, será necessária muita luta para recuperar direitos arrancados pela reforma trabalhista de Temer e pelas perdas impostas no governo Bolsonaro. “Isso vai exigir ainda mais unidade do movimento sindical para pressionar o Congresso Nacional."   

Reconstruir o Brasil - No encontro com as centrais, Lula afirmou que o país precisa ser reconstruído em muitas áreas e que dedicará seu tempo para a geração de empregos e atrair investimentos. “Nossa tarefa é muito grande e nós vamos ter que trabalhar com muita seriedade" enfatizou Lula.

Lula defendeu os sindicatos enquanto entidades de organização da luta pelos direitos dos trabalhadores e afirmou que irá recriar a mesa de negociação, de trabalho e conselhos, além de trabalhar junto ao Congresso Nacional pela aprovação de legislação que normatize o financiamento dos sindicatos, sem o retorno do imposto sindical.   

“Vamos ter que convencer a Câmara dos Deputados de que as finanças dos sindicatos serão decididas pelos trabalhadores em assembleia livre e soberana”, enfatizou o presidente eleito. 

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie