Mercantil desrespeita aposentados e restringe atendimento no interior da agência

13/10/2014 - 14:00

Mercantil desrespeita aposentados e restringe atendimento no interior da agência

Em visita a agência do banco Mercantil em Patos, foi constatado que os aposentados e pensionistas eram atendidos apenas no autoatendimento, não sendo permitido o acesso diretamente aos guichês dos caixas.

Formou-se uma enorme fila no autoatendimento e até fora do banco, enquanto no interior da agência havia aproximadamente 50 cadeiras vagas e os caixas atendendo, de forma tranqüila, os poucos clientes “comerciais”.

O presidente do Sindicato, Ivan Gomes, e o diretor Sérgio Marola, que também é funcionário do banco, questionaram o irregular e ilegal tratamento dispensado aos aposentados.

De posse da Resolução CMN nº 3.694, publicada pelo Banco Central em 26.03.09, que prevê expressamente em seu art. 3º: “ É vedado às instituições referidas no art. 1º recusar ou dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico”, exigiram  imediatamente o fim deste procedimento.

Após a advertência, a gerência da agência, depois de consulta aos superiores, permitiram o ingresso dos aposentados aos guichês dos caixas para o atendimento.

Outra irregularidade constatada foi a orientação aos funcionários do autoatendimento para a venda forçada de produtos do banco aos aposentados, o que viola a própria Resolução CMN  nº 3.694 e o Código de Defesa do Consumidor.

O Sindicato encaminhou a denúncia ao departamento de RH do banco, advertindo para que tal situação não volte a acontecer nesta e em outras agências da região.

“É um absurdo tal atendimento dispensado aos aposentados e pensionistas, pois já são um público fragilizado pela idade e, por lei, devem ter atendimento prioritário” desabafa Ivan Gomes, presidente do Sindicato.

  

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