Lula recebe a faixa presidencial das mãos de representantes do povo brasileiro

06/01/2023 - 12:00

Lula recebe a faixa presidencial das mãos de representantes do povo brasileiro

Com a ausência de seu antecessor, Jair Bolsonaro, na passagem de comando, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no domingo (1º), a faixa presidencial de representantes do povo brasileiro. O ato inédito quebrou o suspense em torno de quem entregaria a faixa para o novo chefe do Executivo. Durante a entrega da faixa, Lula se emocionou e, de mãos dadas com os integrantes do grupo, saudou o público presente em frente ao Palácio do Planalto.

O grupo foi formado por oito pessoas, como Francisco, um menino de 10 anos morador da periferia de São Paulo, e o cacique Raoni Metuktire, líder indígena de 90 anos. Também integraram a comitiva o metalúrgico do ABC, Weslley Viesba Rodrigues; o professor de português Murilo de Quadros Jesus; a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos; o influencer na luta anticapacitista, Ivan Baron; o artesão Flávio Pereira, de 50 anos, e a catadora de recicláveis Aline Sousa, de 33 anos. Em um dos momentos mais aguardados da cerimônia de posse, no alto da rampa, ela pôs em Lula a faixa de seda verde e amarela, bordada em ouro e diamantes.

A primeira-dama, Rosângela da Silva, a “Janja”, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e a esposa Lu Alckmin também participaram.

A transmissão da faixa presidencial é apenas um ato simbólico. A única exigência para que a posse ocorra é que o vencedor da eleição jure respeito à Constituição no Congresso Nacional.

“Eu e meu vice, [Geraldo] Alckmin, assumimos hoje o compromisso de combater todas as formas de desigualdade […] É inaceitável que continuemos a conviver com o preconceito, a discriminação e o racismo. Somos um povo de muitas cores, e todas devem ter os mesmos direitos e oportunidades”, disse Lula, discursando para o público do parlatório do Palácio do Planalto.

Discurso - Antes de receber a faixa presidencial, Lula tomou posse como presidente em sessão solene do Congresso Nacional. Ele prometeu união, falou em reconstruir o "Brasil para todos".

"O mandato que recebemos, frente a adversários inspirados no fascismo, será defendido com os poderes que a Constituição confere à democracia. Ao ódio, responderemos com amor. À mentira, com verdade. Ao terror e à violência, responderemos com a Lei e suas mais duras consequências", falou.

"Sob os ventos da redemocratização, dizíamos: ditadura nunca mais! Hoje, depois do terrível desafio que superamos, devemos dizer: Democracia para sempre!", completou.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie