Homenagem a José Miguel Barbosa

15/03/2018 - 14:30

Homenagem a José Miguel Barbosa

''Nascido em 12/02/1935, em São Gonçalo do Abaeté (MG), filho de Francisco Alves de Carvalho e Maria Francisca de Carvalho. Veio para Patos de Minas com 7 anos de idade para estudar e daí começou sua trajetória.

Trabalhou em serviços gerais como auxiliar de limpeza para sustentar seus pais, depois trabalhou 02 anos no Banco do Comércio e em 1958 passou no concurso do Banco do Brasil, sendo efetivado em 11.09.1958 e se aposentou em outubro de 1986. Foram 28 anos de Banco do Brasil, ao qual dedicou sua vida como fiscal (19 anos) e 09 anos interno na agência. Amante do futebol, passou pelas 03 equipes amadoras de Patos, sendo: Tupi, URT e Mamoré, sendo que no Mamoré teve a honra de ser em 1956 o primeiro campeão de Patos de Minas e ainda levou consigo o respeito e a emoção de nunca ter sido expulso em uma partida. Teve participação decisiva na segunda partida entre URT x Mamoré, fazendo o gol da vitória esmeraldina e levando à 3ª partida quando o Mamoré consagrou-se campeão. Conheceu sua esposa quando jogava pelo Tupi e dai formou uma bela família, sendo: Neyde (esposa); Francisco (filho); Gláucia (filha); Maria de Fátima (filha – in memorian) e José Mário (filho).

Além do futebol que ele resumiu com sendo “a arte de enganar o adversário”; sempre foi defensor da natureza; tendo deixado uma pequena pousada (Amantes da Natureza) às margens do Rio Paranaíba, ao qual reflorestou e lá deixou nomes às todas aquela árvores, principalmente de seus amigos, empresas e pessoas de bem, que ele sempre respeitou e considerou.

É um breve relato de um Homem que fez sua história, deixa saudades. Homem de bem e espero que sempre seja lembrado pelos seus exemplos de vida. Eu gastaria uma eternidade para escrever todas suas passagens e feitos.''

Muito obrigado Pai, sua família jamais o esquecerá. Te amo...

Seu Filho, Francisco (Chico).

Nota do Sindicato

O Sr. José Miguel foi um grande colaborador do Sindicato dos Bancários, pois ele e sua família, desde 1985, vinham organizando o Campeonato da categoria. Inicialmente os jogos eram disputados no campo da AABB e posteriormente distribuiu-se os jogos para outros campos (Décio Bruxel, Copasa, Sintrasp e da Cemig). Em 1992 o Sindicato dos Bancários passou a patrocinar e organizar o campeonato, e o José Miguel continuou a coordenar a competição. Naquela época os bancos tinham muitos funcionários, formava-se muitos times, inclusive tínhamos duas categorias, sendo os titulares e suplentes. O time do Banco Mercantil foi o maior vencedor, ganhando 6 campeonatos ao todo . Os torneios foram realizados até o ano de 1999.

A diretoria do Sindicato relembra com grande saudade aqueles ‘‘velhos tempos’’ e ficam as boas lembranças da amizade e organização do companheiro José Miguel.

 

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie