Ação das 7ª e 8ª horas no BB tem sentença favorável

28/11/2013 - 13:30

Ação das 7ª e 8ª horas no BB tem sentença favorável

vb6101_1.jpg

Reprodução
7ª e 8ª horas no BB

A jornada de 6 horas de trabalho é uma das mais importantes conquistas da categoria bancária, que foi implantada em novembro de 1933 através de muita luta. Desde 2011, os funcionários do Banco do Brasil (BB) iniciaram uma campanha nacional pelo cumprimento, por parte da instituição, da jornada de 6 horas para os cargos comissionados de natureza técnica e de assessoramento.

Inúmeras manifestações e paralisações foram realizadas, além do ingresso de ações judiciais, visando forçar o banco a abrir negociação com o movimento sindical.

Em outubro de 2012, o Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região ingressou com Reclamatória Trabalhista contra o BB, na condição de substituto processual, em favor de seus filiados, pleiteando o reconhecimento como bancário comum (ou seja, com jornada legal de 6 horas diárias) dos exercentes de cargos de assistentes, gerentes de módulos, supervisores, analistas, auxiliares e mais sete cargos comissionados,  bem como a condenação ao pagamento das horas daí advindas com os devidos reflexos e, após o trânsito em julgado, o retorno à jornada de 6 horas diárias, sem redução de salário.

No dia 04 de novembro, a Justiça do Trabalho publicou a sentença que foi parcialmente favorável, reconhecendo como bancários comuns àqueles que exercem os cargos de Analista em unidade de apoio (A e B), Assistente em unidade de apoio (A e B), Assistente em unidade de negócio (A e B), Analista Técnico Rural, Auxiliar em unidade de apoio, Auxiliar em unidade de negócios e Gerente de Módulo em unidade de apoio.

“Contra a sentença cabe recurso. Da parte do Sindicato, iremos recorrer com relação aos cargos que foram negados como sendo de bancários comuns. Acreditamos que também o Banco do Brasil irá recorrer. No momento foi oposto Embargos de Declaração por parte do Banco do Brasil.” Informou Gilberto Caixeta, diretor do Sindicato e advogado.

Não há previsão de tempo para o trânsito em julgado, mas calcula-se que seja de aproximadamente 5 anos.

“Reafirmamos que nenhum bancário deve aderir ao novo Plano, haja vista a possibilidade de êxito da ação” completou.

“Esta é mais uma importante iniciativa do Sindicato em defesa dos funcionários do BB , visando o respeito e o cumprimento da jornada de 6 horas da categoria bancária”, afirma Ivan Gomes Caetano, presidente do Sindicato. 

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie