28 de abril e 1º de maio são celebrados com manifestações

07/05/2014 - 16:00

28 de abril e 1º de maio são celebrados com manifestações

A transição do mês de abril para maio traz consigo duas datas importantes que foram marcadas por atos, audiências e manifestações pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho (28 de abril) e em comemoração ao Dia do Trabalhador (1º de maio).

Sindicalistas cobram leis de combate ao assédio moral

Com o tema "Assédio Moral e a Violência Organizacional que adoecem e podem matar", as centrais sindicais (CUT, CGTB, CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT) reuniram-se com representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) em audiência pública na Câmara, para debater e exigir a aprovação de leis que combatam o assédio moral no ambiente de trabalho, visto que, esse tem sido responsável pelos principais problemas de saúde nas categorias, principalmente bancária, devido a imposição de metas abusivas.

Atualmente, segundo levantamento do MPT, a cada dez denúncias de assédio moral no Brasil, três são contra bancos, sendo que, de 2012 para 2013, o número de acusações aumentou 7,4%.O agravante do problema é que o assédio moral não agride apenas a integridade do funcionário, mas também pode causar danos a saúde física e mental do trabalhador.

Só em 2013 foram 18.671 afastamentos de bancários por problemas de saúde. Segundo Maria Maeno, médica do Fundacentro, do Ministério do Trabalho, "as vítimas de humilhação podem ter desde mal estar e depressão, até problemas gástricos, hipertensão e anorexia. O tratamento deve ser feito com psiquiatra, medicamentos e psicólogo, e pode levar anos".

Diante dessa realidade, os sindicalistas discutiram o tema durante a audiência, a fim de acelerar a tramitação de projetos de lei, como o PL 7.202/10, que propõe alterações na Lei Previdenciária e tipifica a ofensa moral como acidente de trabalho. Além disso, foi cobrado que a regulamentação garanta a participação dos trabalhadores, principalmente, no que se refere a decisão sobre metas.

Atualmente, há em tramitação no Congresso cerca de seis projetos de lei sobre assédio moral e, para articular com os deputados federais responsáveis, as centrais reivindicam a criação de uma Comissão Parlamentar para construir um projeto de lei comum a ser votado no Congresso Nacional.

Assédio Moral: É preciso denunciar

"Alertamos para a necessidade da denúncia de toda prática de assédio moral nos locais de trabalho. As denúncias que chegaram ao conhecimento da diretoria do Sindicato foram encaminhada aos canais competentes, ou seja, através de reuniões com superintendentes ou departamentos trabalhistas dos bancos e, em quase a totalidade, foram solucionadas. Portanto, é fundamental a participação dos bancários neste processo", avalia Ivan Gomes, presidente do Sindicato.

Centrais se mobilizam em São Paulo

Lideranças sindicais e partidárias marcaram presença nas mobilizações em comemoração ao Dia do Trabalhador, que reuniu mais de 100 mil trabalhadores no Vale de Anhangabaú, na capital paulista.

Durantes as manifestações foi reafirmada a pauta de reivindicações dos trabalhadores, que está em compasso de espera no Congresso Nacional. Além disso, com o tema "Comunicação: O Desafio do Século" o movimento sindical criticou o monopólio elitista e exigiu a democratização da comunicação.

A comemoração também trouxe a memória as conquistas obtidas pelos trabalhadores no decorrer dos anos, que com muita luta alcançou avanços e melhorias nas condições de trabalho, além do combate ao assédio moral e a busca pela igualdade de oportunidades.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie