ONU reconhece CUT como exemplo mundial

30/04/2013 - 17:15

ONU reconhece CUT como exemplo mundial

Divulgado no dia 16, em Nova York, um estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) destacou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) como exemplo de vitória, no campo laboral, para o mundo.

O estudo pesquisou 54 jornais de 17 países latino-americanos, entre outubro de 2009 e setembro de 2010, a fim de identificar as mobilizações sociais realizadas para reivindicar direitos. Com isso, após análise, o PNUD, que pertence a Organização das Nações Unidas (ONU), registrou que:  “A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e os sindicatos setoriais resistiram e fortaleceram sua ação coletiva, combinando greves e protestos com negociações. A unidade e a autonomia dos sindicatos e sua crescente vinculação com a política nacional, através do Partido dos Trabalhadores (PT), alcançaram um novo status de autonomia em um país onde a crise não provocou fortes processos de desindustrialização”.

No relatório “O protesto social na América Latina”, a ONU  ainda apontou que essa atividade desempenhada pela CUT e pelos sindicatos brasileiros “talvez tenha sido o único exemplo de resistência vitoriosa da classe trabalhadora a escala global”.

Diante desse reconhecimento mundial de sua atuação, a unidade trabalhista, que alicerça a CUT,  demonstra a força que alcançou e que continua ampliando-se a fim de obter novas conquistas.

As mobilizações continuam

No foco da CUT, nesta semana, estará as comemorações do 1º de maio. Na oportunidade, o movimento sindical aumenta a pressão sobre o governo, reivindicando avanços na pauta trabalhista, entregue a presidenta Dilma Rousseff em 6 de março.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie