Retrospectiva 2012

14/01/2012 - 12:45

Retrospectiva 2012

Confira os principais acontecimentos do ano de 2012.

Janeiro

O Sindicato auxiliou a Pro-curadoria da República, repre-sentada pelo Procurador Onésio Soares Amaral, na investigação sobre o descumprimento de normas legais pelos bancos, em Patos de Minas.

No levantamento realizado pelo secretário-geral do Sindicato, Ivan Gomes, foi possível verificar irregularidades como: cobrança de taxa de abertura de crédito (TAC) e cobrança de taxas para emissão de boletos, faturas, carnês e assemelhados, em quase todos os bancos.  Além disso, foi denunciada a execução irregular de atividades-fins de bancários por terceirizados da Caixa.

Fevereiro

As negociações com o Banco Itaú foram frequentes durante todo ano. Lutamos por mais segurança, fim da rotatividade, mais contratações, melhorias nos planos de  saúde e das condições de trabalho. Mesmo assim, o banco manteve-se intransigente, forçando-nos a manter em constante mobilização durante o ano.

Março

O Jornal das Bancárias destacou a valorização das mulheres no setor financeiro, relacionando a força e o empenho com que elas vem assumindo lideran-ças políticas e sindicais. No entanto, denunciou também, a disparidade salarial entre homens e mulheres, além das dificuldades para conquistar ascensão profissional.

Enquanto isso, bancários e vigilantes uniram-se na luta por mais segurança nas agências. As reivin-dicações, posteriormente, foram pautadas na Campanha Nacional, em que conquistamos o projeto piloto, que aplica e avalia a eficácia das medidas reivindicadas.

Abril

Durante o 3º Con-gresso da Contraf-CUT , os 316 delegados e delegadas de sindicatos e federações filiados ele-geram, por unanimidade, a nova Direção Nacional da Contraf-CUT, para o triênio 2012-2015. O bancário, Carlos Cordeiro, foi reeleito para a presidência. Participou do evento a presidenta do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região, Magna Vinhal, que também foi eleita  suplente da Diretoria Executiva.

Nesse ano, também, o Sindicato assinou o aditivo da Caixa, que ampliou o público alvo da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV), passando a admitir, também, os casos de postulação dos direitos relativos a 7ª e 8ª horas dos ocupantes de cargos em comissão de natureza técnica.

Maio

Mesmo o Itaú Unibanco tendo lucrado R$3,4 bilhões no 1º trimestre de 2012, o banco continuou demitindo, e em 12 meses, desempregou cerca de 7.728 funcionários. Com isso, as mobilizações da categoria se intensificaram, e o Sindicato foi às ruas exigir o fim das demissões.

Junto aos funcionários do Banco do Brasil, o Sindicato engajou-se na campanha pelo cumprimento da jornada de 6h. E ainda, realizou assembleias que deliberaram sobre o ingresso de ação judicial, atualmente em andamento.

Além disso, esse mês foi marcado por eleições, tanto dos representantes e delegados sindicais, quanto da nova diretoria da FETRAF-MG, em que nosso secretário-geral, Ivan Gomes, e a presidenta do Sindicato, Magna Vinhal, foram empossados durante o 6º Congresso da federação.

Junho

O Sindicato investiu em mais uma fonte de comunicação para os bancários, e lançou o Boletim Informativo Online - Newsletter.

Enquanto isso, as negociações com os bancos permaneceram em andamento. Dessa vez, com o Mercantil, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do banco debateu o pagamento de uma PLR justa, e exigiu mudanças.

O mês terminou em conquista. o HSBC foi obrigado a devolver cerca de R$ 5.959,00 a sete ex-funcionários de Patrocínio (MG), por não ter fornecido  o uniforme exigido para o trabalho.

Julho

Diante da insatisfação dos funcionários do Bradesco com o defasado plano de saúde e odontológico, o Sindicato mobi-lizou-se em defesa dos direitos dos ban-cários. Em Patos de Minas, foi paralisada a agência central do banco, para exigir melhorias nos planos.

Enquanto isso, a categoria conquistava mais uma grande vitória. Vagner Freitas foi o primeiro bancário eleito presidente nacional da CUT, no 11º CONCUT, em São Paulo.

Agosto

As negociações da Campanha Nacional 2012 iniciaram-se no dia 07 e, já na primeira rodada, todas as reivindicações da categoria foram rejeitadas pelos bancos.

Com isso, os bancários continuaram com forte mobilização, que se intensificou após a proposta insuficiente de 6% de reajuste, feita pela Fenaban.

Mesmos com novas rodadas de negociação em andamento, os bancos permaneceram intransigentes e a ausência de avanços significativos apontavam possível greve, uma vez que os bancos não negociavam.

Setembro

No dia 1º, no Espaço Verde, cerca de 650 pessoas (bancários, familiares e amigos) comemoraram o Dia Nacional do Bancário.

Pouco tempo depois, os bancários deflagraram greve, no dia 18, e paralisaram  suas atividades por quase 10 dias, chegando a atingir cerca de 9.551 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados, em todo o país.

Outubro

O vigor da mobilização durante a Campanha Nacional garantiu avanços importantes. E em assembleias, os bancários aprovaram a nova proposta da Fenaban, que oferecia 7,5% de reajuste e 8,5% nos pisos e tíquetes.

Com o fim da greve, foi realizada a assinatura da Convenção Coletiva de trabalho, que completou 20 anos, em 2012.

O novo acordo trouxe, além de ganho real, de 2,02%, maior que o do ano anterior, avanços sociais nas áreas da saúde, segurança e igualdade de oportunidades.

Novembro

O Sindicato, em cumprimento aos prazos previstos no Estatuto Social, iniciou o processo eleitoral de renovação da diretoria da entidade, para o triênio 2013-2016.

A chapa UNIDADE foi a única inscrita. Encabe-çada pelo atual secretário-geral, Ivan Gomes Caetano, tem 18% de renovação e 4 novos companheiros.

Dezembro

A eleição ocorreu nos dias 11, 12 e 13, em todas as cidades da base. O presidente, da mesa apuradora, declarou eleita a chapa UNIDADE com 98,21% dos votos.

Dos 477 eleitores aptos a votarem, participaram 392, o que corresponde a 82,18% do total de eleitores. Desses,  385 votaram favoravelmente à chapa, 6 em branco e apenas 1 nulo.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie