Igualdade Racial

26/11/2012 - 13:00

Igualdade Racial

vb5966_1.jpg

Contraf-CUT
Jornal de Igualdade Social

Com a chegada de novembro, CUT, Contraf e sindicatos filiados celebram o mês da Consciência Negra.

A necessidade e urgência em traçar estratégias específicas para combater o racismo, principalmente por meio de ações afirmativas, coadunam-se à luta pela igualdade racial a fim de contrabalançear os efeitos históricos da discriminação.

Há mais de uma década o movimento sindical vem denunciando a exclusão de negros e negras no sistema financeiro, por meio de  reivindicações  que constam na pauta da categoria.

O engajamento do movimento sindical já promoveu, nesse ano, no dia 13 de maio, uma campanha com o tema: «Vamos abolir a discriminação e promover a inclusão: por mais contratações de negros e negras no sistema financeiro». Essa, reforçou os encaminhamentos tirados do 1º Fórum sobre Invisibilidade Negra no Sistema Financeiro, ocorrido em novembro de 2011, em Salvador.

Todas essas ações demonstram a persistência do movimento sindical na luta contra a discriminação racial, uma vez que o mercado de trabalho ainda pratica, ao menos, três tipos de discriminações contra  negros e negras: a ocupacional, a salarial e da imagem.

Nos bancos essa marginalização é visível, principalmente ao se verificar ausência de responsabilidade social, quando conferem aos negros os menores salários e os maiores índices de desemprego.

A luta pela igualdade de oportunidades nos bancos e na sociedade vem, também, denunciar que as mulheres são, ainda, as mais discriminadas. O racismo se soma ao sexismo.

Outra preocupação é o grande descompasso dos lucros em relação às contratações. O bancos registraram, nesse 3º trimestre, um rendimento total de R$ 10.713 bilhões, no entanto os mesmos não ampliam o quadro de funcionários e não promovem a inclusão. Em contraposição, as instituições segregam de seus quadros as pessoas negras, que hoje compõem um percentual tímido de 16,2% dos contratados.

"O movimento sindical continua na luta contra o racismo. Os bancos, principalmente os privados, têm que implementar programas de inclusão, aliados a uma política de responsabilidade social. É preciso combater o preconceito e a discriminação das instituições, que  dificultam a contratação e, consequentemente, ascensão nas carreiras  de negros e negras, reforçando os mecanismos de exclusão" declarou Magna Vinhal, presidenta do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie