Vitória dos Trabalhadores: Caixa é 100% pública, garante o governo

20/04/2015 - 10:00

Vitória dos Trabalhadores: Caixa é 100% pública, garante o governo

vb6293_1.jpg

Blog do Planalto
ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ao lado da presidenta da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ao lado da presidenta da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, anunciaram em entrevista coletiva, no  dia 08, que a Caixa continuará 100% pública.

Durante as declarações, realizadas no Palácio do Planalto, foi informado que serão iniciados os estudos para abertura de capital apenas da parte de seguros da Caixa, visto que, hoje a área já tem sócios privados e deverá sofrer modificações.

O ministro Levy pontuou que é preciso aproveitar a vitalidade do mercado, e citou a abertura de capital feita com o BB seguridade que, segundo ele, se mostrou um grande sucesso.

A expectativa é de que colocando ações da Caixa Seguridade na bolsa de valores, o banco aumente seu lucro e gere um pagamento maior de dividendos para seu único acionista - o governo federal.

Para os trabalhadores o pronunciamento representa uma grande vitória obtida através de diversas mobilizações em todo o país em defesa desse importante patrimônio brasileiro, estratégico e fundamental para a manutenção do desenvolvimento das políticas públicas e socioeconômicas nacionais.

O movimento sindical se empenhou contra abertura de capital da Caixa desde dezembro de 2014, quando sugiram os rumores sobre o assunto.

Sem um posicionamento oficial, foi formado um Comitê Nacional em Defesa da Caixa 100% pública integrado pela Contraf-CUT, Fenae, CUT, CTB, Intersindical e CSP-Conlutas, que organizou manifestações pelo país.

Na esfera política, esse Comitê protocolou ofícios nos dias 23/12, 09/02 e 06/03, cobrando uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff, o ministro Miguel Rosseto da Secretaria-Geral da República e com a presidenta do banco, Miriam Belchior, a fim de obter uma uma resposta definitiva.

Após toda uma jornada de lutas, a manutenção do banco 100% público foi conquistada, no entanto o movimento sindical segue em alerta para coibir qualquer pretensão de venda do banco e garantir a valorização e participação dos bancários (as) nos lucros, que serão maximizados pelas ações na bolsa.

Segundo Levy, a intenção do governo é lançar a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) ainda este ano, o que dependerá da avaliação dos prazos e das condições de mercado.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie