Trabalhadores querem retirada do PLS 555

24/11/2015 - 13:15

Trabalhadores querem retirada do PLS 555

Representantes do movimento sindical reuniram-se com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e o secretário de Relações de Trabalho do Ministério, José Lopes Feijó, para alertar sobre a ameaça que o Projeto de Lei do Senado 555/2015 representa para os trabalhadores e para o povo brasileiro.

O texto pretende transformar empresas estatais, como a Caixa, em sociedades anônimas, com negociação de ações na bolsa.  A mudança pode significar a extinção do caráter social do banco, por exemplo, em detrimento da obtenção de lucro para satisfazer os acionistas.

Na reunião, ocorrida na tarde do dia 18 de novembro, Barbosa disse que o governo está atento à discussão no Congresso e designou dois assessores diretos para conversar com as entidades e definirem agenda conjunta de ações em relação à tramitação da proposta.

Presente à reunião, a secretária-geral do Sindicato de São Paulo, Ivone Maria, ressaltou a importância de uma mobilização ampla contra o PLS 555. “Se aprovado, esse projeto vai influenciar diretamente na vida dos trabalhadores, como na questão da representatividade.

O texto proíbe que dirigentes sindicais ocupem assentos como conselheiros, então é um retrocesso daquilo que avançamos nessa questão”, afirma.

Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT, informou que o ministro Barbosa acolheu os movimentos sociais e demonstrou interesse em buscar interlocução com o Congresso Nacional. “Um projeto da abrangência deste PLS 555 não pode tramitar sob urgência e nem ser aprovado sem ser amplamente discutido com a sociedade. Reduz o papel do Estado e cria condições para uma privatização geral, questionou.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie