Sindicato mobiliza-se contra o PL 4330

12/09/2013 - 13:00

Sindicato mobiliza-se contra o PL 4330

vb6081_1.jpg

Léo Trindade
Manifestação contra o PL 4330, em Brasília

No último dia 03, ao lado de 3.200 manifestantes da CUT e de outras centrais, o Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região, mais uma vez, mobilizou-se contra o Projeto de Lei (PL) 4330, que precariza as condições de trabalho e amplia a terceirização.

Concentrados no Congresso Na-cional, 200 trabalhadores conseguiram entrar no plenário para acompanhar a sessão da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, que votaria o projeto, mas foi cancelada devido às manifestações.

Os 3 mil militantes que se concentraram nos diversos acessos à câmara foram impedidos de entrar no prédio, com muita violência, pelas polícias legislativa e militar, que usaram bombas de gás, spray de pimenta e cacetetes em repressão, desnecessária, ao movimento sindical.

Alguns dirigentes cutistas sofreram lesões leves e apresentaram sintomas como falta de ar, tonteira e ânsia de vômito devido ao gás.

Apesar da reação agressiva e sem explicação, os manifestantes conquistaram o objetivo final de impedir a votação do PL 4330.

Além disso, o presidente da CCJC, Deputado Décio Lima, firmou o compromisso de não colocar o projeto em pauta até o término de seu mandato à frente do colegiado, em fevereiro de 2014.

Como o comprometimento do presidente da CCJC, apenas, não era o suficiente para impedir uma votação do projeto em extra-pauta, já que outros deputados poderiam realizar essa solicitação, a mobilização se estendeu na quarta-feira (04) e, também, conseguiu cancelar a sessão que se realizaria nesse dia. Vários deputados saíram e participaram do ato público, entre eles, Vicentino e Ricardo Berzoini, ambos do PT de São Paulo.

Vagner Freitas, presidente da CUT Nacional, entrou em contato com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para reivindicar o acesso livre da militância sindical à Casa, uma vez que, empresários e representantes do patronato não enfrentaram nenhuma resistência para entrar no prédio.

Para resolver a questão, o presidente da Câmara realizou uma reunião com as centrais sindicais e os parlamentares, firmando o compromisso de não colocar em votação o PL 4330, até que seja realizada uma comissão geral, espécie de audiência pública, no plenário da Câmara, no próximo dia 18.

O debate terá a participação de trabalhadores, empregadores, e instituições de Direito, como o Ministério Público e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), sendo organizado pelo presidente da CCJC.

“Mais uma vez o sindicato e a categoria bancária  deram demonstração de força e mobilização contra este nefasto PL 4330, que busca precarizar ainda mais as relações de trabalho” informa Ivan Gomes, Presidente do Sindicato.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie