Roubos a caixas eletrônicos: Novos ataques são registrados na região

07/05/2014 - 16:15

Roubos a caixas eletrônicos: Novos ataques são registrados na região

Após os ataques a caixas eletrônicos ocorridos no início do mês de abril, novas ocorrências foram registradas nos municípios de Patrocínio, Rio Paranaíba e Coromandel, sendo esse último  único caso em que a ação dos bandidos foi inibida por um dispositivo de segurança do banco.

Os três crimes ocorreram de madrugada e tiveram como alvos terminais de autotendimento dentro e fora de agências da Caixa Econômica Federal.

Os bandidos estavam armados e agiram em grupos de 3 a 5 pessoas e, devido a falta de segurança dos locais, conseguiram roubar os caixas eletrônicos dispostos na agência do Rio Paranaíba e no Terminal Rodoviário de Patrocínio.

Somente na agência de Coromandel os criminosos tiveram a ação interrompida, devido aos jatos de fumaça branca e densa que foram disparados, pelo sistema de segurança, quando o vidro foi quebrado, o que comprometeu a visibilidade do local e inibiu o roubo.

Apesar da frequência desse tipo de crime ter aumentado na região, dados divulgados pela Secretaria do Estado de Defesa Social (Seds) apontaram uma redução de 14% no número de ataques a caixas eletrônicos em Minas Gerais, no 1º trimestre de 2014 que, comparado ao ano passado, caiu de 126 registros para 108 no total.

Essa redução foi ocasionada pelo trabalho preventivo das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além do Exército, que tem alcançado resultados satisfatórios com apreensão de armas, explosivos e o cumprimento de mandatos de prisão no estado.

Porém, essa redução poderia ser bem mais significativa se, conjuntamente a ação preventiva policial, os bancos investissem mais em segurança.

“Em 2013, mesmo com lucros R$ 49,5 bilhões, os 4 maiores bancos (Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander) investiram em segurança, em  média, apenas 5% desse valor. O descaso acabou por gerar multas, aplicadas pela Polícia Federal, a esses e a outros bancos, que atingiu a casa dos R$ 24,3 milhões”, informou Ivan Gomes, presidente do Sindicato.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie