Rapidinha: Senado, em 1º turno, aprova Desaposentadoria

09/04/2013 - 16:00

Rapidinha: Senado, em 1º turno, aprova Desaposentadoria

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, aprovou no dia 4, o projeto de lei (PLS 91/2010) que permite aos segurados, pelo Regime Geral de Previdência Social, renunciar à aposentadoria.

De acordo com o PLS 91, renunciando ao benefício o, até então, aposentado pode voltar a trabalhar e, quando achar conveniente, requerer o recálculo de nova aposentadoria, que contabilizará as novas contribuições, garantindo um benefício mais vantajoso. Além disso, o segurado não precisa devolver os valores recebidos antes de desaposentar-se.

A medida já é assegurada aos servidores públicos pelo Regime Jurídico Único (lei 8112/90) e, por esse motivo, o senador Paulo Paim (PT-RS), responsável pela criação do PLS 91, defende que a renúncia a aposentadoria também deve ser assegurada aos demais trabalhadores, o que considera ser um “tratamento igualitário”.

Como foi aprovado na forma de substitutivo, o projeto ainda será examinado pela CAS em turno suplementar de votação.

Na atual legislação o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não processa os pedidos de renúncia de aposentadoria, sendo necessário que os segurados recorram à justiça que, nos processos em tramitação,  tem sido favorável aos aposentados.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie