Projeto-piloto foi tema da Mesa Bipartite de Segurança Bancária

24/03/2016 - 13:15

Projeto-piloto foi tema da Mesa Bipartite de Segurança Bancária

A Fenaban apresentou o balanço dos dados sobre roubos a agências bancárias em 2015, durante primeiro encontro da Mesa Temática da Comissão Bipartite de Segurança Bancária de 2016 realizado no dia 11 de março, em São Paulo. Segundo os banqueiros, o Brasil teria registrado apenas 394 roubos no ano passado.

É preciso implementar mais mecanismos de segurança nas agências, como os biombos, que garantem a privacidade no momento das transações bancárias. A categoria bancária também tem reivindicado outras medidas mais eficazes de prevenção, como a permanência de dois vigilantes por andar nas agências, pontos de serviços bancários e instalação de portas giratórias com detector de metais na entrada das áreas de autoatendimento. Solicitaram também a abertura e fechamento remoto das agências e fim da guarda das chaves por funcionários.

Foi pedido pela Fenaban que a proposta de implementação do projeto-piloto de segurança bancária que foi instalada em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e em Pernambuco (e que obteve bons resultados)  seja implantada em todo o Brasil. Segundo a federação a expansão do projeto exigirá a aprovação de leis estaduais e municipais sobre o tema. O projeto inclui portas de segurança, biombos e câmeras. A Contaf-CUT levará o detalhamento dessa discussão ao Comando Nacional. A próxima reunião será agendada para os próximos meses.

“Precisamos estar atentos, pois é muito importante a implementação de medidas de segurança em todas as agências bancárias, independente do tamanho ou localidade onde estejam instaladas. Para nós, um bancário que esteja em uma agência na  Av. Paulista em São Paulo (SP) tem a mesma importância que um que trabalha em Lagamar (MG)”, destaca Sergio Luis (Marola), suplente do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, diretor da Fetrafi-MG e vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie