Projeto-piloto de segurança bancária começa a ser implantado

20/05/2013 - 14:30

Projeto-piloto de segurança bancária começa a ser implantado

vb6031_1.jpg

Contraf-CUT
Assinatura de protocolo para implementação do projeto piloto de segurança bancária

A Contraf-CUT, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, a Febraban, o governo pernambucano e o Ministério Público assinaram, no último dia 14, o protocolo que visa implementar um projeto-piloto de segurança nas 261 agências localizadas em Recife, Olinda e Jaboatão de Guararapes.

O documento atesta uma grande conquista da Campanha Nacional dos Bancários 2012, em que os bancos assumiram o compromisso de implantar o projeto, durante as negociações.

No ano passado, foram registrados 2.530 ataques a bancos em todo o país, com 57 vítimas fatais, entre elas clientes, vigilantes, policiais e bancários. Diante dessa estatística, uma das fortes bandeiras de luta da campanha foi, e ainda é, a exigência de mais segurança nos bancos.

O projeto-piloto é inédito, e marca a primeira vez que a Febraban assina um documento em que se compromete implantar medidas eficazes de segurança nos bancos.

Como será o projeto-piloto

O projeto prevê a instalação de portas de segurança com detectores de metais, câmeras internas e externas, biombos entre a bateria de caixas e as filas, guarda-volumes, vigilantes com coletes balísticos e armados de acordo com a Lei 7.102/83 e cofre com dispositivo de retardo.

Os bancos terão 90 dias para instalar os equipamentos, e serão fiscalizados pelas prefeituras dos três municípios. O projeto tem duração de 12 meses.

Será criado, também, um grupo de trabalho de segurança bancária para acompanhamento das ocorrências, o mesmo será constituído por representantes da Contraf-CUT, do Sindicato de Pernambuco e dos seis maiores bancos. Além do acompanhamento semanal em conjunto com a Secretaria de Defesa Social de PE, Comando da Polícia Militar e o delegado-geral da Polícia Civil.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie