Os bancos podem e devem valorizar os bancários!

12/09/2013 - 13:00

Os bancos podem e devem valorizar os bancários!

A primeira proposta apresentada pela Fenaban decepciona, frustra toda a categoria, e não condiz com a realidade dos bancos, que podem e devem valorizar seus empregados.

O sistema financeiro desfruta de grandes lucros, que deveriam também contemplar os responsáveis por todo esse ganho, os bancários que, ao invés disso, tem o esforço retribuído com  demissões, assédio  e desrespeito.

Somente no primeiro semestre, os seis maiores bancos do país obtiveram lucro de R$ 29,607 bilhões, um crescimento de 18,21% comparado com o mesmo período de 2012. Portanto, os bancos têm “gordura pra queimar”, que devem ser investidos em nossas reivindicações e não apenas entregue aos acionistas e  diretores destas instituições.

Além disso, com a taxa SELIC a 9%, esses lucros tendem a ampliar, visto que, haverá um aumento na receita com tarifas que, já faturou R$ 46,6 bilhões, crescimento de 12,5% em comparação à 2012, só nos seis maiores bancos, no primeiro semestre desse ano.

Outro grande vilão que contribui para o enriquecimento dos executivos às custas da exploração dos clientes, é o SPREAD bancário, que em julho ainda sofreu aumento de 0,5 pp.

Graças ao desempenho dos trabalhadores nesse primeiro semestre, comparado ao de 2012,  cada bancário ampliou em 13,6% a receita com tarifas e 19,8% a carteira de crédito dos bancos. Mesmo assim, o número de funcionários por agência foi reduzido em 5%, ocasionando uma grande sobrecarga de trabalho e, consequentemente, o adoecimento, que já resultou em mais de 21 mil afastamentos.

Sendo assim, diante da negativa dos bancos, cabe à todos nós reagirmos com mobilização. A organização e união sempre caracterizou a categoria bancária, e somente através da luta foi possível obter várias conquistas como, a Convenção Coletiva Nacional de Trabalho, a Participação nos Lucros e Resultados, os benefícios e auxílios, dentre tantos outros direitos que nos tornou referência para os trabalhadores do país.

Já  deixamos claro que não haverá acordo sem que sejam providenciadas melhores condições de trabalho, fim da pressão por metas abusivas, mais empregos, aumento real, PLR, piso e vales valorizados.

É preciso fazer os bancos enxergarem que são seus funcionários os principais responsáveis pelos enormes lucros, portanto é necessário ter responsabilidade social e redistribuir parte destes lucros para seus trabalhadores.

Vem Pra Luta Bancário (a), Vem Pra Luta Cliente. Vamos juntos defender e conquistar nossos direitos e, assim, obter  avanços que nos garantam plena qualidade de vida e emprego!

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie