Nova diretoria é eleita e defende unidade, mobilização e democracia

31/03/2015 - 13:45

Nova diretoria é eleita e defende unidade, mobilização e democracia

vb6281_1.jpg

Jailton Garcia/Contraf-CUT
4º Congresso da Contraf-CUT

De 20 a 22 de março foi realizado no Hotel Mercure, em São Paulo, o 4º Congresso da Contraf-CUT com o tema "Unidade, Mobilização e Democracia". Participaram do evento 353 delegados de todo o país, sendo 237 homens e 116 mulheres, além das delegações estrangeiras presentes na abertura, oriundas da África, das Américas e de parte da Europa. 

Representando o Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região compareceu ao evento o presidente da entidade, Ivan Gomes Caetano.

O Congresso deste ano trouxe em pauta a renovação da diretoria da Contraf-CUT, a definição do alinhamento político e organizativo da entidade, a promoção de reformas no estatuto, e a discussão de temas contemporâneos da conjuntura econômica do país.

Durante o evento, a defesa dos direitos dos trabalhadores esteve em foco, visto que vem sendo ameaçados por projetos de terceirização (PL 4330 e PLS 87) e medidas provisórias (MP 664 e 665) que mudam regras e dificultam o acesso aos benefícios sociais previdenciários e trabalhistas.

O debate também envolveu a defesa da democracia, e denunciou o caráter golpista da campanha pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O presidente da CUT, Vagner Freitas, declarou que a bandeira contra a corrupção sempre foi defendida pela esquerda, acontece é que "fizemos uma transformação que antes não tinha sido feita. Tiramos milhões da miséria. Isso incomodou a burguesia, os reacionários".

Os recentes ajustes econômicos também foram criticados já que estão sendo feitos às custas dos trabalhadores, sob a desculpa de que a conjuntura do país não é mais a mesma. Os sindicalistas defenderam a taxação das grandes fortunas, a reforma tributária, e reivindicaram o cumprimento da agenda vencedora nas urnas. Além disso, também veio a debate o financiamento público de campanhas políticas e a democratização da mídia.

Envoltos nesse cenário, os congressistas convocaram todos à unidade e mobilização, a começar no próximo dia 07 de abril, quando haverá um dia Nacional de Lutas para impedir a votação do PL 4330 na Câmara.

Eleições

Nas eleições para renovação da diretoria da Contraf-CUT, duas chapas concorreram, sendo a Chapa 1 (Articulação Sindical), liderada por Miguel Pereira, atual secretário de Organização da Contraf-CUT, e a Chapa 2 (Articulação Sindical, CSD, Unidade Sindical, Fórum do RJ, Articulação de Esquerda e Intersindical), encabeçada por Roberto Von Der Osten, atual secretário de Finanças da Contraf-CUT.

Roberto Osten foi eleito novo presidente da entidade pela Chapa 2 que obteve 265 votos, ou 75,7% do total contra 85 votos, ou 24,3% destinados a Chapa 1. A nova diretoria assume a gestão do triênio 2015-2018, no dia 15 de abril.

Estatuto - Dentre as alterações aprovadas, ressaltamos a criação de duas novas secretarias sendo: Secretaria da Juventude e Secretaria de Combate ao Racismo.

Foi ainda aprovada, por unanimidade, a exigência do envio dos balanços financeiros às entidades filiadas, após aprovação do Conselho Fiscal, proposta esta que foi apresenta por Ivan Gomes, presidente do Sindicato.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie