Mesa tripartite discutirá as MPs antes do Congresso

06/02/2015 - 15:30

Mesa tripartite discutirá as MPs antes do Congresso

Na terça-feira (03), representantes da CUT e demais centrais sindicais reuniram-se com membros do governo para reivindicar a revogação das Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que comprometem os direitos trabalhistas ao restringir o acesso e alterar os prazos dos benefícios do Fundo de Amparo ao Traba-lhador (FAT) e da Previdência Social.

Durante a reunião, o governo informou que não revogará as medidas, mas abrirá espaço para que as discussões sejam feitas em comissão tripartite, com representantes dos trabalhadores, o executivo federal e parlamentares, antes de ir a votação no Congresso Nacional.

Segundo o ministro Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência da República, os dois grandes temas - abono salarial e seguro desemprego - continuarão com o foco em: avançar na diminuição da informalidade; combater a rotatividade e atualizar o sistema público de emprego para estimular a criação de vagas.

Foi anunciada a discussão de propostas de um plano plurianual de desenvolvimento econômico para o quadriênio 2016 - 2019, que deverá ser entregue ao Congresso em agosto deste ano e contará com a participação das centrais. Além disso, será incorporado na agenda do governo as propostas do sindicalistas para o setor industrial.

Mesmo com a abertura para participação do movimento sindical, que só veio como efeito da grande mobilização unificada das centrais no último dia 28, os sindicalistas deixaram claro que o ajuste fiscal não poderá ser pago apenas pelos trabalhadores, e que outros pontos importantes da pauta da classe, entregue ao Congresso desde 2003, como fim do fator previdenciário e a correção da tabela do imposto de renda, também devem ser discutidos.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie