Liminar condena Caixa a demitir terceirizados

13/10/2014 - 13:45

Liminar condena Caixa a demitir terceirizados

vb6222_1.jpg

Reprodução
Liminar condena Caixa a  demitir terceirizados

A fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MG) denunciou a Caixa Econômica Federal (Caixa) por contratar 1.135 profissionais terceirizados de forma irregular, uma vez que esses prestam serviços imprescindíveis a atividade-fim do banco.

Com a denúncia, o Ministério Público do Trabalho (MPT) conseguiu na Justiça a antecipação da tutela que obriga a Caixa a rescindir, no prazo de 12 meses, todos esses contratos, sob pena de multa de R$ 10 mil, por descumprimento.

A decisão também proíbe novos contratos para telemarketing, atendimento aos clientes e prestação de informações acerca de serviços e venda de produtos financeiros, como cartões de crédito e seguros.

Na ação, que ainda aguarda julgamento, o MPT também pede o pagamento de R$ 5 milhões por dano moral coletivo, visto que, o banco burlou o princípio constitucional do concurso público, prejudicando diversos trabalhadores.

A luta contra à terceirização é um embate antigo do movimento sindical, que tem enfrentado o setor patronal  por suas investidas para regulamentar a terceirização, indiscriminadamente, através do PL 4330 e do PLS 87.

Por isso, denúncias como essa, que garantem um precedente favorável aos trabalhadores, são fundamentais no combate à precarização do trabalho.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie