II Censo da Diversidade - Banco discriminam e não apresentam plano de ação

17/12/2014 - 12:00

II Censo da Diversidade - Banco discriminam e não apresentam plano de ação

vb6245_1.jpg

SEEB SP
Mesa de igualdade de oportunidades coma Fenaban

Quase seis meses após a realização do II Censo da Diversidade, promovido entre 17 de março e 9 de maio, os bancos apresentaram os resultados obtidos na pesquisa, porém nenhum plano de ação foi elaborado para corrigir os problemas identificados.

Ao todo, participaram 41% da categoria.(187.411 bancários(as), de 18 instituições financeiras). A novidade dessa nova edição, está na inclusão de perguntas voltadas para a população LGBT, que tiveram baixa rejeição, já que apenas 12,4% não responderam às questões sobre o tema.

De acordo com os dados apresentados, 1,9% dos entrevistados declaram ser homossexuais, 0,6% bissexuais e 85% heterosexuais. Seu estado conjugal é de 61,6% casados com pessoas do sexo diferente, 1,1% casados com pessoas do mesmo sexo.

Um dos principais pontos, até o momento, confirmado pela pesquisa trata-se da discriminação das mulheres, que mesmo apresentando mais qualificação profissional continuam ganhando menos que os homens na mesma função. Além disso, há baixa presença delas nas direções dos bancos, o que comprova a discriminação de gênero.

Os resultados do II Censo estão sendo analisados pelo Dieese, que conjuntamente a Contraf-CUT irá lançar essa análise em um caderno ou revista, cuja previsão de divulgação é no final de fevereiro/2015 e início de março/2015.

O objetivo é realizar um lançamento nacional, para colocar principalmente em debate a discriminação das mulheres no setor bancário, ganhando assim mais relevância no mês em que se comemora o dia internacional da mulher (8 de março).

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie