Exposição de ranking dos funcionários do Mercantil é denunciada

30/04/2013 - 16:45

Exposição de ranking dos funcionários do Mercantil é denunciada

vb6021_1.jpg

SEEB BH
Denúncia

Mais uma vez, o Mercantil do Brasil utilizou de mensagens eletrônicas para expor e constranger seus funcionários. Através de e-mail, intitulado "Corrida Maluca", o banco está divulgando uma lista dos gerentes e suas respectivas produções acumuladas no período.

A denúncia foi encaminhada ao Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte que, através de seu departamento jurídico, entrou com as medidas cabíveis para proibir o abuso cometido pelo banco.

Em Patos de Minas, o Sindicato dos Bancários entrou em contato com alguns gerentes das agências do banco, situadas nas cidades da base territorial, que confirmaram o recebimento, esporádico, desse tipo de e-mail.

A prática atinge a todos e expõe os trabalhadores, ao divulgar o ranking que mostra aqueles que estão "vencendo" a corrida e os que estão nas colocações finais. O superintendente responsável pelo envio da mensagem, ainda, provoca os últimos da lista com expressões como: "tô querendo ver alguns saindo da rabeira" e "tô querendo ver vários pegas"; além de encerrar o e-mail com vários cifrões.

Com essa postura, o Mercantil demonstra total falta de respeito com seus funcionários, e deixa claro que, para o banco, o que importa é o lucro, estando disposto a usar todos os meios possíveis para pressionar os bancários à cumprirem as metas abusivas.

Além de assediar os trabalhadores, o Mercantil viola a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que assinou junto à categoria, visto que, descumpre a cláusula 35ª da CCT que proíbe aos bancos a exposição pública do ranking individual dos funcionários.

Marco Aurélio, funcionário do banco e diretor do Sindicato de Belo Horizonte, destacou que o abuso é de conhecimento da direção do Mercantil e que já havia sido denunciado. "Em recente reunião com o Mercantil, os representantes dos trabalhadores denunciaram o teor ofensivo da mensagem, mas o banco não tomou qualquer providência. Por isso, tomamos a iniciativa de levar o caso até a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para exigir que o Mercantil se explique e arque com o peso de sua irresponsabilidade", afirmou.

Para o funcionário do banco e diretor do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região, Sergio Marola, a iniciativa do Sindicato de Belo Horizonte abrange a todos os funcionários e representa o desejo dos sindicatos filiados a Contraf-CUT. Assim, espera que o banco seja punido por suas práticas irregulares.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie