Ex-prefeito de Unaí é condenado a 99 anos pela Chacina de Unaí

24/11/2015 - 13:15

Ex-prefeito de Unaí é condenado a 99 anos pela Chacina de Unaí

No dia 05 de novembro, o ruralista e ex-prefeito da cidade mineira de Unaí, Antério Mânica, foi conde-nado a cem anos de prisão como mandante da morte de três auditores fiscais e de um motorista do Ministério do Trabalho. O julgamento se deu na sede da Justiça Federal, em Belo Horizonte, a sentença foi proferida pelo juiz Murilo Fernandes, e foi acompanhado com expectativa pelas entidades que lutam pelos direitos humanos. A mídia patronal, que defende os interesses dos barões do agronegócio e sempre acobertou os seus crimes, até noticiou a condenação. Curiosamente, porém, ela evitou destacar que o ex-prefeito foi filiado ao PSDB. 

A chacina de Unaí ocorreu em janeiro de 2004. Na ocasião, o Ministério Público Federal apresentou várias provas de que o ex-prefeito foi o mandante da emboscada contra os quatro servidores públicos que investigavam a prática de trabalho escravo em fazendas da região. Antério Mânica até teve sua prisão provisória decretada, mas permaneceu apenas 26 dias na cadeia. Agora, finalmente, a Justiça decreta o encarceramento do mandante do bárbaro crime. O juiz federal, Murilo Fernandes de Almeida, descontou o tempo da prisão provisória e condenou o ruralista a 99 anos, onze meses e quatro dias de reclusão. Pelo Código Penal, porém, a detenção não pode ultrapassar 30 anos. Na prática, a pena deve ficar em torno de 17 anos.

"O magistrado permitiu ao ex-prefeito, por ser réu primário, recorrer da decisão em liberdade, mas impediu que ele saia do país e pediu que entregue seu passaporte à Justiça em 24 horas. 

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie