Editorial: Campanha Nacional 2014 - Em busca de novas conquistas

04/06/2014 - 13:15

Editorial: Campanha Nacional 2014 - Em busca de novas conquistas

Com a aproximação de mais uma Campanha Nacional dos Bancários, está na hora de começar a pensar nas principais reivindicações a serem conquistadas neste ano.

Mesmo com a chegada da Copa do Mundo, no próximo dia 12, e sendo este um ano de eleições, os bancários de todo o país também devem voltar sua atenção às demandas da categoria, para que os bancos não se aproveitem do momento, transformando-o em distração, a fim de impedir a continuidade dos avanços proporcionados a cada nova campanha.

Os funcionários do Banco do Brasil (BB) e da Caixa já saíram na frente, e nos próximos dias 06, 07 e 08 de junho, já estarão concentrando seus esforços e concluindo a pauta específica que norteará as negociações com os bancos.

Por isso, é preciso ampliar a participação de cada bancário, algo essencial para que a luta se dê democraticamente, de forma a engajar todos em busca de objetivos abrangentes e comuns.

O movimento sindical acredita que com unidade e luta é possível obter: Aumento real; PLR maior e mais justa; piso; planos de cargos e salários; 14º salário, vales refeição, alimentação e auxílio-creche maiores, quando se trata dos itens que compõem a pauta econômica. Porém, a categoria também deve exclamar mudanças na rotina, como o combate ao assédio moral, mais contratações, fim das demissões e da sobrecarga de trabalho, o debate contra as metas abusivas, a igualdade de oportunidades e os direitos dos afastados por problemas de saúde.

Além disso, em mais um ano de luta, é preciso destacar o papel social dos bancários, que como agentes cidadãos se preocupam com os rumos e as decisões tomadas pelo país, exigindo assim uma reforma política que altere o modo de financiamento das campanhas eleitorais; a democratização dos meios de comunicação, para que todos tenham direito a voz e espaço; e a  regulamentação do sistema financeiro, com a redução dos juros e dos spreads bancários.

O empenho do Sindicato em defesa dos interesses da categoria deve ser somado ao engajamento dos bancários e da sociedade para que o enfrentamento ao Sistema Financeiro seja fortalecido. É preciso aproveitar mais um ano de mobilizações para viabilizar boas condições de trabalho, atendimento e desenvolvimento do mercado.

Vamos à luta!

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie