Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

20/12/2013 - 16:45

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

vb6114_1.jpg

Governo Federal
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Dezembro é o mês representativo da luta  pelos Direitos Humanos, principalmente, por celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no dia 03.

Os trabalhadores com deficiência ainda têm enfrentado barreiras ao seu desenvolvimento profissional e pessoal. Por não terem seus direitos garantidos, sofrem com a discriminação e com a pouca acessibilidade, devido a falta de políticas públicas efetivas.

Nesse cenário, a CUT, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Sociais e do Coletivo de Trabalhadores (as) com Deficiência, tem desenvolvido ações como a Campanha Nacional em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores (as) com Deficiência, a fim de mobilizar a classe para identificar as demandas do segmento e lutar por melhorias.

Muitos avanços já foram conquistados como: Educação Inclusiva como política de Estado, pondo fim à segregação das crianças e jovens com deficiência no convívio escolar com os demais alunos; a Lei (de Cotas) nº 8213 de 1991, que determina a contratação de pessoas com deficiência nas empresas privadas; além da ratificação pelo Brasil em 2008 da Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência.

Mesmo assim, ainda há diversas demandas que só serão resolvidas através da mobilização contra a violação dos Direitos Humanos.

”O II Censo da categoria bancária, em 2014,  vai apontar novas demandas considerando o ambiente de trabalho. Mediante o resultado da pesquisa, vamos continuar lutando pela Igualdade de Oportunidades de todos os trabalhadores”, finalizou Magna Vinhal, secretária de políticas sociais da Fetraf-MG e diretora do Sindicato.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie