Contraf garante direito dos empregados

11/05/2017 - 14:45

Contraf garante direito dos empregados

A Caixa Econômica Federal ficou obrigada a efetuar o pagamento de horas extras com adicional de 100% para empregados convocados para trabalhar aos sábados, em decorrência da liberação dos saques de contas inativas do FGTS. 

Tal decisão ocorreu em audiência de mediação na Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, realizada em Brasília (DF),

A audiência ocorreu em decorrência das denúncias de que as horas extras do trabalho aos sábados estavam sendo pagas com adicional de apenas 50%, quando o correto é 100%, conforme relato do coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Dionísio Reis.

Durante a audiência, em resposta à cobrança da Contraf/CUT, Fenae, Apcef/SP e sindicatos, os representantes da Caixa afirmaram que todas as horas trabalhadas aos sábados serão pagas, sem compensação, com adicional de 100%.

O banco também acatou a reivindicação da CEE/Caixa, e vai apresentar, com antecedência de cinco dias, a listagem de agências que abrirão aos sábados, assim como a relação de bancários convocados. “A medida tem o objetivo de permitir que as entidades representativas possam fiscalizar adequadamente este trabalho”, explicou o coordenador da CEE/Caixa.

O adicional de 100% sobre a hora extra trabalhada aos finais de semana está assegurado na cláusula 9ª do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que classifica sábados, domingos e feriados como repouso semanal remunerado.

VR e VT - Outra denúncia levantada pelos empregados refere-se ao não pagamento dos vales refeição e transporte para bancários convocados para trabalhar aos sábados. Em resposta, os representantes do banco afirmaram que vão levar a questão do pagamento do vale-refeição à diretoria, para que seja concedido. Sobre o vale-transporte, a Caixa afirmou que vai apurar se o mesmo está sendo fornecido aos empregados.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie