Contraf-CUT denuncia eleição do CA Caixa

07/06/2013 - 15:45

Contraf-CUT denuncia eleição do CA Caixa

vb6048_1.jpg

Reprodução
Logo Caixa

A Contraf-CUT enviou à presidenta Dilma Roussef, no dia 04, um ofício que denuncia o processo excludente de eleição dos representantes dos trabalhadores para o Conselho de Administração (CA) da Caixa Econômica Federal (Caixa) que, também, viola a lei 12.353 regulamentadora dessa seleção.

No documento, a Contraf-CUT solicitou a suspensão do calendário imposto, unilateralmente, pelo banco e declarou não reconhecer o processo eleitoral.

Documentos com o mesmo teor foram encaminhados ao secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e ao presidente da Caixa, Jorge Hereda.

Irregularidades do processo eleitoral

A Caixa convocou as eleições no dia 29 de maio, através de Informe Gestão de Pessoal, estabelecendo as inscrições no período de 3 a 7 de junho e a votação em primeiro turno de 24 a 28 do mesmo mês.

O problema se encontra nos critérios para candidatura ao cargo, que excluem mais de 80% dos empregados ao restringir as inscrições apenas aos gestores da empresa.

Tais critérios são contrários ao que determina a lei 12.353, e  difere o processo eleitoral dos aplicados pelas demais instituições públicas, a exemplo do Banco do Brasil, cujo pleito ains não foi encerrado e respeita o direito  a candidatura de todos os funcionários do banco.

Repudio e não reconhecimento do processo eleitoral

Assim como a Contraf-CUT e demais entidades representativas dos funcionários da Caixa, o Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região repudia essa discriminação dos funcionários e exige a suspensão do calendário estabelecido, unilateralmente, pelo banco.

Não reconhecemos o processo, e reivindicamos que ele seja negociado com as entidades sindicais.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie