Câmara aprova 10% do PIB para a Educação

04/06/2014 - 13:15

Câmara aprova 10% do PIB para a Educação

vb6173_1.jpg

Reprodução
Câmara aprova 10% do PIB para a Educação

A Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 28, por unanimidade, o texto-base do projeto de lei (PL 8035/2010) que institui o Plano Nacional de Educação (PNE). O plano é composto por 20 metas a serem alcançadas no prazo de 10 anos, e tem dentre as principais diretrizes uma antiga bandeira da CUT, que visa a destinação exclusiva de 10% do PIB para a educação pública.

A votação do projeto, que estava emperrada há 4 anos no Congresso Nacional, só conseguiu avançar devido as mobilizações das Centrais Sindicais e dos Movimentos Sociais, que prosseguirão em luta para garantir que os investimentos na educação sejam destinados, exclusivamente, para à área pública, visto que, o projeto aprovado pelo Senado previa a transferência direta de verbas públicas para a iniciativa privada e, nas próximas semanas, os deputados ainda debaterão os destaques* ao texto que também estão ligados ao financiamento da educação.

Atualmente, apenas 5% do PIB são investidos no setor e, de acordo com o novo PNE, os recursos serão ampliados para 7% no prazo de cinco anos até atingir os 10% do PIB, ao fim da vigência do plano.

Para Vagner Freitas, presidente da CUT Nacional, a conquista dessa reivindicação prioriza a luta por uma educação de qualidade e trabalho decente, sendo esta uma bandeira antiga e permanente da Central.

*Os destaques referem-se aos pedidos feitos por deputado ou líder de partido para votar, de forma separada, emenda ou parte do texto. A votação ocorre após a aprovação do texto principal.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie