Bancos cortam 1.849 empregos no 1º trimestre

07/05/2014 - 16:45

Bancos cortam 1.849 empregos no 1º trimestre

gr2509133_1.jpg

Reprodução
Pesquisa do emprego bancário

No último dia 24, a Contraf-CUT divulgou nova Pesquisa de Emprego Bancário (PEB), realizada em parceria com o Dieese e com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que registrou eliminação de 1.849 vagas de empregos nos bancos, no 1º trimestre deste ano.

As instituições privadas lideraram esse corte de vagas. Bradesco, Itaú e Santander, por exemplo, extinguiram juntos cerca de 2647 empregos,  mesmo com um lucro total de R$ 9,37 bilhões.

O saldo negativo na geração de empregos ocorreu em 13 estados, sendo que os maiores cortes foram registrados em São Paulo (967), Rio de Janeiro (276), Rio Grande do Sul (260) e Minas Gerais (186). 

A eliminação de postos de trabalho só não foi maior no sistema financeiro, devido as 1.132 novas vagas geradas pela Caixa Econômica Federal, a única instituição, até o momento, que tem seguido a direção da economia brasileira, que criou 344.984 novos empregos no mesmo período.

O histórico de criação empregos no setor se precarizou a partir de 2012 quando, em comparação ao ano anterior, houve uma drástica redução de 85,3%. Desde então, o saldo tem permanecido negativo (conforme tabela abaixo).

Histórico de Saldos
 
Esse cenário tem preocupado as entidades sindicais e motivado manifestações e greves em favor de mais contratações e pelo fim da rotatividade, que tem reduzido o salário dos bancários.

Só nesse primeiro semestre os novos contratados entraram no sistema financeiro recebendo valor médio equivalente a 58,2% da renumeração dos que saíram no mesmo cargo.

"Os bancos, principalmente os privados, tem demitido e reduzido os salários visando apenas os lucros, por isso, precisamos nos mobilizar contra esses abusos" declarou Ivan Gomes, presidente do Sindicato.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie