Banco do Brasil apresenta proposta global ao funcionalismo

04/11/2015 - 12:45

Banco do Brasil apresenta proposta global ao funcionalismo

2.jpg

Contraf-CUT

Aproposta específica do Banco do Brasil prevê, além da aplicação do índice de 10% no salário e de 14% nos vales refeição e alimentação da Fenaban, a manutenção do formato do pagamento semestral da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que corresponde à distribuição linear de 4% do lucro líquido entre todos os trabalhadores, além dos módulos bônus e Fenaban . Tem ainda outros itens específicos (veja nos quadros). 



O envolvimento dos bancários em todo país foi essencial para sair do patamar de 5,5% e um abono, para 10% no salário e 14% nos vales e foi fundamental para conseguir romper a intransigência dos bancos, atingindo assim, o aumento sem ter perda para os bancários.

Ficou definido a criação dos Gts, que segundo Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, são grupos de trabalho com prazos definidos e que serão de extrema importância para a categoria. “Nós trataremos de ascensão profissional, prevenção de conflitos e saúde do trabalhador. Estes grupos de trabalho são uma conquista, pois além dos temas base, em um deles debateremos o fim dos códigos de greve para evitar a pressão sobre os funcionários diante do direito de reivindicar”, explicou.

Dias parados – No que se refere aos dias parados da greve, será utilizado o mesmo formato proposto pela Fenaban. Dessa forma, não haverá desconto e a compensação resultaria em abono de 63% dos dias parados para quem faz jornada de seis horas e de 72% dos dias para quem faz de oito horas. A compensação seria para quem fez os 14 dias úteis de greve ou menos. Foi uma conquista com a luta das bancárias e dos bancários de todo o Brasil romper uma lógica de desconto dos dias parados.

Outros itens – A direção do BB também assumiu compromisso junto aos representantes dos trabalhados nas questões: oferta de 4 mil bolsas de estudos de graduação, destinadas a não graduados; instalação de equipamento de segurança de detecção de metais nas agências que forem realocadas e as que passarem por reforma de grande vulto; não exigência da trava de relacionamento (365 dias) para nomeação.

O banco também tem um benefício para gestantes que prevê abonar horas para a realização de até quatro consultas e exames por mês, quando a gravidez for de alto risco. Além de autorizar, mediante atestado médico, transferência temporária da gestante para agência de outro município, na função de escriturária, durante esse período. Nesse caso fica garantida a manutenção de sua função quando do retorno ao seu local de trabalho.

Outro compromisso da empresa é o de criar condições para que os funcionários da Plataforma de Suporte Operacional (PSO) tenham oportunidade na ascensão profissional.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie