Bancários fazem a maior greve da categoria e conquistam avanços

21/10/2013 - 12:45

Bancários fazem a maior greve da categoria e conquistam avanços

A Campanha Nacional dos Bancários 2013 foi marcada pela organização, unidade e força da categoria. Após quatro rodadas de negociações, os bancários rejeitaram a proposta insuficiente e provocativa de 6,1% de reajuste (sem aumento real), oferecida pela Fenaban, em 05 de setembro, e deram início à maior greve da categoria, nos últimos 20 anos.

Com 23 dias de duração, o movimento paralisou mais de 14 mil agências, centros administrativos e call centers no país, sendo desses, 12.140 nas bases dos sindicatos filiados à Contraf-CUT e os demais à Contec. 

Em Patos de Minas foi registrado um marco histórico para o município, visto que, quase 100% das agências, de bancos públicos e privados, interromperam suas atividades por tempo indeterminado, caracterizando uma adesão jamais obtida em outras campanhas salariais.

A fim de buscar o apoio e a compreensão da população, o Sindicato também realizou  manifestações  em frente as agências do Itaú e Bradesco, no centro, onde de maneira lúdica, através do mote “Os banqueiros pipocam”, os diretores distribuíram pipoca, reproduziram vários jingles da Campanha e informaram os principais motivos da  greve.

Na região da base sindical a receptividade e a adesão ao movimento não foram diferentes. Os dirigentes obtiveram o apoio dos bancários nas cidades de Carmo do Paranaíba; Coromandel; Lagoa Formosa; Paracatu; Patrocínio; Presidente Olegário; Rio Paranaíba; São Gotardo e Unaí, que também paralisaram as atividades das agências do Banco do Brasil (BB) e da Caixa, contribuindo para o fortalecimento da greve.

O vigor das manifestações, aliada a contínua adesão ao movimento paredista, aumentou a pressão sobre os bancos e resultou, pelo 10º ano consecutivo, em aumento real e novos avanços.

Os bancários conquistaram uma nova proposta de 8% de reajuste nos salários e auxílios (ganho real de 1,82%), além de 8,5% nos pisos (ganho real de 2,29%), que foi aprovada em assembleia geral no dia 11 de outubro. (confira a íntegra das propostas nas páginas de 2 a 4)

Além disso, as propostas do Banco do Brasil sobre vacinação contra gripe para todos e redução da trava de remoção dos escriturários para 18 meses, sugeridas pelos bancários de Patos de Minas, foram aprovadas na pauta de reivindicações e constam, agora, como novas conquistas da categoria.

“A pauta de reivindicações é construída no decorrer do ano, sendo muito importante a participação e as sugestões de todos, para que as reais necessidades dos bancários sejam colocadas em negociação” afirmou Lara Mattos, funcionária do BB e diretora do Sindicato.

“Foi uma campanha vitoriosa, marcada pela mobilização, união e coragem da categoria bancária, que mais uma vez deu o recado aos banqueiros, exigindo ganho real e conquistando novos direitos.” finalizou Ivan Gomes, presidente do Sindicato.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie