Bancários do BB e da Caixa aprovam propostas específicas

30/06/2014 - 16:00

Bancários do BB e da Caixa aprovam propostas específicas

vb6181_1.jpg

Contraf-CUT
Congressos Nacionais do BB e da Caixa

Nos dias 06, 07 e 08 de junho, os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa reuniram-se no Hotel Holiday in, em São Paulo, para debater as propostas e definir a pauta específica de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2014.

Participaram, ao todo, dos congressos nacionais 666 delegados, sendo 446 homens e 220 mulheres. Representando o Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região, estiveram presentes a vice-presidente do Sindicato, Lara Mattos, e o diretor Gleuton José.

Caixa - Durante o 30º Congresso Nacional dos Funcionários da Caixa (CONECEF), os delegados foram divididos em  quatro grupos de trabalho que discutiram os seguintes temas:1- Saúde /Aposentados; 2-Funcef /Aposentados; 3-Segurança Bancária e 4- Papel Social da Caixa.

Dentre as principais propostas aprovadas em plenária destacamos:

- Mais contratações;

- Jornada de trabalho de 6h para todas as funções, sem redução salarial;

- Criação de um comitê de acompanhamento dos Processos Seletivos Internos (PSIs) e do Bancop, com a participação dos empregados;

- Isonomia entre novos e antigos empregados, com extensão da licença prêmio e do anuênio para todos;

- Ampliação dos serviços do Saúde Caixa;

- Funcef – fim do voto de Minerva;

- Fim do fator previdenciário;

- Retomada do modelo de agência segura.

Banco do Brasil - No 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, os delegados discutiram e aprovaram reivindicações específicas, dentro de quatro eixos temáticos, sendo eles: 1- Remuneração e condições de trabalho; 2- Saúde e Previdência; 3- Organização do Movimento e 4- Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional.

Dentre as principais propostas aprovadas em plenária destacamos:

- PCR - estipulando como piso o salário mínimo do Dieese e o interstício na tabela de antiguidade de 6%;

- Mais contratações e melhores condições de trabalho;

- Fim do assédio moral;

- Cassi - defesa do princípio da solidariedade e da prioridade na prevenção e na qualidade de vida, em vez do modelo curativo;

- Previ - fim do voto de minerva;

- Fim da lateralidade, volta de substi-tuição;

- Reajuste das verbas de viagem dos fiscais;

- Fortalecimento do BB como banco público voltado para o financiamento da produção e do desenvolvimento econômico e social do país;

- Inclusão dos 15 min. de descanso dentro das 6h trabalhadas.

"O encontro foi bastante proveitoso! Surgiram muitas propostas boas, algumas polêmicas, mas como a intenção era a de conseguir benefícios para os bancários, no final obtemos uma pauta que, se aprovada durante as negociações, trará melhorias nas condições de trabalho e nos salários para todos. Devemos no entanto nos mobilizar para conseguirmos aprová-las." afirmou Lara Mattos.

Durante os congressos também foram aprovadas moções a serem entregues aos candidatos nas eleições 2014 e, por maioria de votos, ficou definido o apoio a candidatura e reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT).

O próximo encontro será na 16ª Conferência Nacional dos Bancários, entre os dias 25 e 27 de julho, em São Paulo, quando serão definidas as estratégias e a pauta geral de reivindicações da Campanha Nacional 2014. 

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie