Bancários da Caixa e do BB aprovam reivindicações específicas

30/06/2016 - 17:15

Bancários da Caixa e do BB aprovam reivindicações específicas

1.jpg

Caetano Ribas/ Contraf-CUT

Após três dias reunidos em seus respectivos debates, os delegados participantes do 32º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal) e os do 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, definiram as duas pautas de reivindicações específicas que serão defendidas durante a Campanha Nacional Unificada 2016.

Confira as principais reivindicações abaixo.

BANCO DO BRASIL

Está definida a pauta específica dos bancários a ser entregue ao Banco do Brasil para discutir o acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Campanha 2016. As propostas para questões relativas à remuneração, melhoria das condições de trabalho, Cassi (Caixa de Assistência) e Previ (Caixa de Previdência) estão entre as reivindicações aprovadas por 323 delegados no congresso nacional realizado de 17 a 19 de junho, em São Paulo.

Os funcionários do BB querem PCR (Plano de Carreira e Remuneração) com aumento nas promoções por mérito e a inclusão de escriturários, adoção do salário mínimo do Dieese como piso e interstício de 6% na tabela de antiguidade.

Para a Cassi, a exigência é o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF), com direito também para os funcionários de bancos incorporados. Para a Previ, será intensificada a luta pelo fim do voto de Minerva e em defesa do fundo de pensão. Além disso, que haja negociação específica sobre o Economus, entidade de previdência e de saúde dos oriundos da Nossa Caixa. Também foram aprovadas a defesa do banco público e a luta pelo Fora Temer.

Leia mais: Bancários do BB aprovam reivindicações específicas

CAIXA

O 32º Conecef (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa) aprovou a pauta de reivindicações específicas para a campanha deste ano. Realizado de 17 a 19 de junho, em São Paulo, teve entre os eixos de debate a defesa da Caixa 100% pública e mais contratação. 

Foi aprovada a estratégia de campanha nacional unificada dos trabalhadores dos bancos públicos e privados, bem como a mobilização pelo Fora Temer, diante da ameaça real aos direitos dos trabalhadores e empresas públicas. 
A mobilização é para que a Caixa permaneça 100% pública e que se fortaleça como banco social, continuando a atuar como grande responsável por políticas públicas de transferência de renda e de habitação e moradia. 
O Conecef deste ano teve como lema Lutar sempre vale a pena – Nós somos a resistência! Além da defesa da instituição, mais contratações para a empresa, os delegados também decidiram que será ampliada a mobilização contra a reestruturação e ao GDP (Gestão de Desempenho de Pessoas), além de combater todas formas de violência organizacional.
 
 

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie