Bancários assinam acordos

13/10/2016 - 15:00

Bancários assinam acordos

1.jpg

SEEBPMR

A nova Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários com a Fenaban e o aditivos específicos da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil foram assinados nesta quinta-feira, dia 13. Com isso, os bancos têm até dez dias para creditarem, aos funcionários, a antecipação da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e o abono de R$ 3,5 mil. Na Caixa, os valores serão pagos até dia 20 e no BB será dia 24.

As propostas da Fenaban e também as específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal foram aprovadas em assembleias realizadas no  último dia 06, no sindicato, encerrando a greve em Patos de Minas e Região.

As propostas aprovadas contemplam um acordo de 2 anos, com a seguinte formula: reajuste em 2016  de 8% mais abono de R$ 3.500,00, no vale-alimentação, o reajuste será de 15%; no vale-refeição e auxílio-creche babá, 10%. PLR e demais verbas serão reajustadas em 8%. Para 2017, reposição total da inflação (INPC) e aumento real de 1%.

O acordo contempla ainda o abono total dos dias de greve e a criação de um grupo de trabalho para analisar critérios de realocação e requalificação dos funcionários atingidos por processos de reestruturação tecnológica, cujas regras serão estabelecidas entre bancos e o Comando Nacional dos Bancários.

“Chegamos ao acordo possível nessa conjuntura de problemas na economia, tentativa de retirada de direitos dos trabalhadores, ameaça de privati-zações, entrega do pré-sal, governo tentando desindexar a economia. Avaliamos que, apesar dos bancos se recusarem a repor a inflação neste ano, é um avanço a correção de 15% no vale-alimentação e os aumentos maiores no vale-refeição e auxílio-creche babá. Mais importante ainda é o aumento real em 2017, o abono de todos os dias da greve e a garantia de todos os direitos da CCT e dos acordos específicos, afirma Ivan Gomes Caetano, presidente do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região. 

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie