Assembleia unifica critérios de desconto

08/12/2017 - 13:00

Assembleia unifica critérios de desconto

A assembleia geral extraordinária, realizada no dia 29 de novembro, deliberou por unificar os critérios de desconto da mensalidade dos filiados ao Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região. 

A partir de janeiro de 2018, o percentual de 1% (um por cento) incidirá sobre a remuneração total do filiado, limitado ao teto de 5% do piso de escriturário da Fenaban, hoje no valor de R$ 106,70.

Atualmente utiliza-se critérios diferentes para a incidência do percentual de 1% no desconto da mensalidade para funcionários de bancos públicos e de bancos privados. No Banco do Brasil, o percentual incide sobre o Vencimento Padrão (VP); na Caixa, incide sobre a Referência do funcionário e nos bancos privados incide sobre toda a remuneração, limitado ao teto de 5% do piso de escriturário.

“Estes critérios díspares, além de outros erros nas formulas do desconto, acabam por criar sérias distorções, ferindo o princípio da justiça contributiva, ou seja, quem ganha menos acaba pagando mais”, explica Ivan Gomes, presidente do Sindicato.

Nesta nova realidade, estamos equacionando o desconto dos funcionários do BB e da Caixa à formula que já vem sendo praticada há tempos para os funcionários dos bancos privados, utilizando um princípio de justiça contributiva.

Para exemplificar, mostramos os valores médios e percentuais de mensalidade dos filiados lotados nas agências bancárias de Patos:

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie