8 Bilionários têm a mesma riqueza que 3,6 bi de pessoas

30/01/2017 - 17:00

8 Bilionários têm a mesma riqueza que 3,6 bi de pessoas

Chegou a hora de promovermos uma economia humana que beneficie a todos, não apenas a uns poucos privilegiados.” Dessa forma, a ONG Oxfam abre seu relatório de 2016 sobre concentração de renda e desigualdade. O apelo da entidade se justifica: apenas oito homens possuem a mesma riqueza que as 3,6 bilhões de pessoas que integram a metade mais pobre da população mundial; e somente o 1% mais rico detém mais recursos que os 99% restantes da humanidade.

O relatório, intitulado Uma economia para os 99%, destaca que as grandes fortunas, na maioria dos casos, são obtidas de forma hereditária. Nos próximos 20 anos, 500 pessoas passarão mais de US$ 2,1 trilhões para herdeiros, montante superior ao PIB da Índia, com 1,2 bilhão de habitantes.

Brasil - Quando cita o Brasil, a Oxfam enaltece a redução da desigualdade obtida a partir da política de valorização do salário mínimo: “os salários reais dos 10% mais pobres da população aumentaram mais que os pagos aos 10% mais ricos entre 2001 e 2012, graças à adoção de políticas progressistas de reajustes do salário mínimo”.

Desigualdade - De acordo com a Oxfam, grandes empresas globais promovem aumento expressivo da renda de altos executivos enquanto a dos trabalhadores da base da pirâmide permanece, na melhor das hipóteses, inalterada. Os ganhos dessas empresas também são ampliados pela estratégia de pagar o mínimo com impostos, com uso de paraísos fiscais.

Outra, e uma das mais perversas formas de se obter lucros cada vez maiores, é o trabalho análogo à escravidão. De acordo com dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), estima-se que 21 milhões de pessoas trabalhando nessas condições geram US$ 150 bilhões em lucros todos os anos.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie