1ª rodada: Saúde e Condições de Trabalho - Fenaban frustra negociações

25/08/2014 - 13:15

1ª rodada: Saúde e Condições de Trabalho - Fenaban frustra negociações

vb6205_1.jpg

Guina Ferraz / Contraf-CUT
1ª Rodada de Negociações com a Fenaban

A primeira rodada de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) recebeu várias negativas às reivindicações sobre saúde e condições de trabalho dos bancários, frustrando o debate, principalmente, com relação às metas abusivas e ao assédio moral.

O Comando Nacional, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), apresentou os dados do INSS que mostram que 18.671 bancários foram afastados por motivo de doença em 2013, sendo que, em 52,17% dos casos as principais causas do adoecimento foram os transtornos mentais e do sistema nervoso.

Com base nisso, o Comando reivindicou a participação dos trabalhadores no estabelecimento das metas, o que foi negado pela Fenaban, sob a alegação de que a definição de metas faz parte da gestão de cada banco, não cabendo a interferência dos empregados.

Os bancos também disseram não: a manutenção do plano de saúde aos aposentados nas mesmas condições vigentes aos funcionários da ativa; a permanência dos demitidos no plano de saúde e ao pagamento do salário por tempo indeterminado ao trabalhador que recebe alta do INSS, mas é considerado inapto pelo banco.

Algumas reivindicações foram remetidas para as negociações que serão realizadas em mesas temáticas, para que os bancos retornem com uma avaliação, como: Pausa de 10min a cada 50min trabalhados para funcionários do autoatendimento; envio de cópia da avaliação do bancário sobre exames médicos de retorno, de mudança de função e periódico;  sobre a eleição direta de todos os membros das Cipas e a participação do movimento sindical na elaboração da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

As próximas negociações com a Fenaban ocorrerão nos  dias 27 e 28 de agosto, quando será abordado sobre igualdade de oportunidades e segurança bancária.

As negociações específicas com os bancos públicos foram realizadas nos dias 21 e 22 de agosto, quando o Comando Nacional cobrou o fim do Assédio Moral e das metas individualizadas na Caixa e debateu sobre saúde com o Banco do Brasil. Confira a íntegra dessas negociações acessando o nosso site: www.bancariosdepatos.org.br

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie