17ª Conferência Estadual dos Bancários

27/07/2015 - 13:15

17ª Conferência Estadual dos Bancários

A 17ª Conferência Estadual dos Bancários de Minas Gerais aprovou, neste domingo (19), as propostas dos traba-lhadores mineiros para a Campanha Nacional 2015. Além do índice de reajuste de inflação, mais 5% de aumento real, bancárias e bancários aprovaram propostas relacionadas ao emprego, remuneração, saúde, condições de trabalho e estratégia.

A definição das pro-postas, durante a plenária final, ocorreu após debates sobre os relatórios ela-borados por cada um dos quatro grupos temáticos que se reuniram durante a tarde do sábado (18). Agora, os resultados serão levados à 17ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre os dias 31 de julho a  2 de agosto, em São Paulo.

O encontro contou com a presença dos presidentes de todos os sindicatos filiados à Fetrafi-MG; da presidenta da Fetrafi-MG, Magaly Fagundes; do presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas; da presidenta da CUT-MG, Beatriz Cerqueira; do diretor do Sindicato e vice-presidente da Fenae, Clotário Cardoso; e do presidente da Contraf-CUT, Roberto Von der Osten.

O presidente da Contraf-CUT afirmou que a conferência mostra o acerto da estratégia de construção democrática da Campanha Nacional dos Bancários.

"Os nossos sindicatos mineiros discutiram com suas bases a conjuntura e as reivindicações do ano. Depois fizeram um debate importante perante os outros sindicatos filiados à Fetrafi- MG defen-dendo as opiniões das suas bases. Nosso sindicalismo cresce e ganha qualidade a cada ano, fruto do acúmulo de 30 anos de luta por unidade nacional, mobilização e democracia. As deliberações estarão na nossa Conferência Nacional, que vai sintetizar a vontade dos bancários e bancárias de todo o Brasil numa Minuta de Reivindicação Nacional", ressaltou Roberto  Von der Osten.

Todosos presentes também destacaram a importância da unidade para o enfrentamento aos banqueiros, às direções dos bancos públicos e às políticas conservadoras.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, reforçou a necessidade de mobilização dos setores progressistas para impedir retrocessos sociais e econô-micos no Brasil. "Temos que unir os movimentos de trabalhadores, os movimentos sociais, movimentos da juventude, todos que defen-dem a democracia e a tolerância, para ir às ruas defender a democracia no Brasil e pressionar o governo para que possamos avançar", afirmou .

Os participantes da Conferência Estadual apro-varam, também, moção de apoio à reeleição de Beatriz Cerqueira para a presidência da CUT-MG e de Vagner Freitas para a presidência da CUT Nacional.

Durante a plenária final, foram ainda eleitos os delegados e delegadas que representarão Minas Gerais na Confe-rência Nacional e os representantes estaduais nas comissões temáticas e nas comissões de empresa (COEs) de cada banco.

Participaram do evento 99 delegadas e delegados. Representaram o Sindicato dos Bancários de Patos de Patos e Região os diretores: Ivan Gomes, Sérgio Luis, Magna Vinhal, Denise Caixeta, Elias Mussuline e Renato Sousa. Durante três dias de Conferência, os bancários debateram ainda diversos temas relacionados ao mundo do trabalho e à categoria bancária, assim como conjuntura política e econômica. 

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie