07 de abril: CUT convoca mobilização para combater a terceirização indiscriminada

31/03/2015 - 15:15

07 de abril: CUT convoca mobilização para combater a terceirização indiscriminada

vb6285_1.jpg

SindSaúde
Não a terceirização

Segundo o comunicado do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), no dia 07 de Abril está agendada a votação do Projeto de Lei (PL) 4330, que libera a terceirização de forma indiscriminada em todas as atividades de uma empresa.

Diante do risco aos direitos trabalhista que esse e outro projeto de mesmo cunho, que circula no Senado (PLS 87), representam, a CUT convoca uma mobilização a fim de impedir a votação e consequente aprovação dos projetos em Brasília.

É de suma importância a unidade do movimento sindical e da categoria na defesa dos direitos dos trabalhadores, que serão os mais prejudicados pelos processos degradativos da terceirização, caso seja aprovada.

Segundo os dados divulgados no dossiê "Terceirização e Desenvolvi-mento: uma conta que não fecha", em 2013, os terceirizados já compunham 26,8% do mercado formal de trabalho, mesmo recebendo 24,7% a menos que um empregado contratado.

Esses terceirizados realizavam uma jornada semanal de 3 horas a mais, sendo as maiores vítimas de acidentes de trabalho.

A terceirização impediu que 882.959 vagas de emprego fossem criadas, e a cada ano acarreta grandes prejuízos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) devido aos grandes índices de rotatividade no setor tipicamente terceirizado, que sofreu significativa alta desde 2010, passando de 44,9% para 64,4% em 2013, conforme aponta o documento.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie