Editorial: Cartão Vermelho Felipão!

18/12/2012 - 12:45

Editorial: Cartão Vermelho Felipão!

vb5974_1.jpg

Reprodução
Cartão vermelho para Felipão

Como diz o ditado: “Quem muito fala, pouco acerta”. E foi exatamente o que aconteceu, no último dia 29 , com Luis Felipe Scolari, em sua primeira entrevista após reassumir o posto de treinador da Seleção Brasileira.

Ao ser questionado sobre a pressão de ter que vencer a Copa do Mundo no Brasil, o treinador respondeu da seguinte forma: “Quem joga futebol tem pressão, e os jogadores têm que saber isso. Tem que trabalhar nesse aspecto. Se não quer pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil, senta no escritório e não faz nada, aí não tem pressão nenhuma”.

A falta de conhecimento sobre a dura realidade dos bancários, aliada ao desrespeito e a discriminação aos funcionários públicos, manifestas pelo técnico, causou reação imediata do movimento sindical.

Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, repudiou a declaração de Felipão. Ele informou que mais de 1.200 bancários são afastados do trabalho, todo mês, devido à problemas de saúde, ocasionados por assédio moral e pela pressão para cumprimento de metas, principalmente no Banco do Brasil (BB).

O abuso do banco é tão intenso que, recentemente, o BB passou a adotar medidas antissindicais contra os funcionários grevistas. Em descumprimento ao acordo coletivo assinado, enviou cartas cobrando dos funcionários o comprometimento com a compensação de horas, desrespeitando o prazo acordado. Além disso, no último dia 10, mesmo em audiência no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o banco se recusou  negociar as irregularidades que vem praticando e manteve a postura intransigente. (veja na matéria ao lado).

Com tantas práticas assediadoras, aliadas a opinião infundada do técnico Felipão, toda a categoria encontra-se indignada e protesta contra essa visão errônea e desatualizada sobre as relações de trabalho nos bancos.

Mesmo havendo se desculpado, o técnico não o fez publicamente. Essa atitude presunçosa, de quem colabora para desvirtuar a verdadeira função do trabalhador bancário, é repudiada por todos.

Esse profissional precisa ser mais valorizado e respeitado. Não se pode esquecer, nem menosprezar, os extremos esforços que toda a categoria desempenha, e que contribui de maneira inquestionável para o desenvolvimento de todo o país, mesmo estando, cotidianamente, presente em um ambiente de trabalho, muitas vezes precário, como é a realidade da maioria das agências.

O Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região despreza esse tipo de posicionamento, e não admite que os  bancários sejam desrespeitados. Somos contra toda e qualquer forma de discriminação.

Comentar

CAPTCHA
Esta pergunta é para testar se você é ou não um visitante humano e para evitar envios automatizados de spam.

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie