09/03/2015 - 14:15

Contraf mantém mobilização e cobra explicação do governo sobre a abertura de capital da Caixa

gr2102144_1.jpg

Reprodução
Caixa

Em notícia publicada na capa da edição desta segunda-feira (9), o jornal Valor Econômico informa que o governo desistiu de abrir o capital da Caixa Econômica Federal. De acordo com a nota, a medida será feita apenas na Caixa Seguros, seguradora que mantém sociedade com a francesa CNP Assurances e da qual o banco detém 48,2%. 

Na avaliação do Planalto, diz o texto do jornal, a abertura de capital "seria um processo muito demorado, pouco lucrativo e ainda poderia paralisar os investimentos sociais da instituição".

Mobilização continua

"Vamos manter a mobilização dos bancários e da sociedade, pois ainda não obtivemos uma posição oficial do governo sobre a abertura de capital da Caixa. Já fizemos vários pedidos de audiências e, enquanto não formos recebidos, seguiremos intensificando a pressão em defesa da manutenção da Caixa 100% pública", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

"Se houver a abertura de capital, quem vai mandar na empresa serão os acionistas. A Caixa não pertence ao mercado, mas ao povo brasileiro", ressalta Cordeiro.

"Recebemos a notícia com cautela. A Fenae e as outras entidades vão continuar mobilizadas até que o governo se pronuncie oficialmente sobre a manutenção da Caixa 100% pública. Aliás, aguardamos a audiência solicitada com a presidenta Dilma, com o ministro Miguel Rossetto e com a presidente do banco, Miriam Belchior", afirma Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae. Ele acrescenta: "Abrir o capital não interessa aos brasileiros, mas apenas ao setor privado, que está incomodado com o protagonismo da Caixa".

Para Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco, as ações realizadas pelos mais de 100 mil trabalhadores do banco são fundamentais para que essa vitória se concretize. "Sem dúvida, as mobilizações ocorridas nas últimas semanas fizeram o governo repensar a proposta de fatiar a Caixa. Os empregados e a sociedade brasileira deram o recado: não aceitam a venda de um pedaço sequer da empresa. Aguardemos agora a posição oficial", diz Fabriana, que também é diretora de Administração e Finanças da Fenae.

Novas atividades

Na última sexta-feira (6), o Comitê Nacional em Defesa da Caixa 100% Pública se reuniu na sede da Fenae, em Brasília, e definiu as próximas atividades na luta contra a abertura de capital do banco.

Entre as iniciativas, destacam-se a criação de comitês estaduais, o agendamento de um "tuitaço" na semana do dia 23 e a produção de materiais de comunicação. Após a reunião, o Comitê protocolou ofício solicitando audiência com a presidente da Caixa, Miriam Belchior.

Fonte: Contraf-CUT com Fenae 

Comentar

Comentários recentes

Newsletter

Mantenha-se informado com nosso boletim online

Denuncie